x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 243

Regularização MEI

PATRÍCIA

Patrícia

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 semanas Segunda-Feira | 7 abril 2025 | 08:04

Bom dia ,

Tenho um cliente que é MEI,ele não pagou os DAS desde 2022,preciso gerar os DAS para enviar as declarações, após esse processo como eu faço para reativar o CNPJ dele ?Em 2024 e 2025 ele não está mais como optante ...podem me ajudar ?
Patrícia 

Mickaele

Mickaele

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 dias Segunda-Feira | 5 maio 2025 | 15:56

Olá Patrícia,

Após o envio das declarações como MEI, e considerando que houve o desenquadramento, o ideal é consultar também, no e-CAC, se há outras obrigações acessórias em aberto, como PGDAS, DEFIS, DCTF ou DCTFWeb. Após o envio de todas essas declarações pendentes, geralmente, no dia seguinte o CNPJ já é reativado na Receita Federal.

Também é recomendável realizar o registro do CNPJ na Junta Comercial, consolidando-o como Empresário Individual ou transformando em LTDA Unipessoal, de acordo com os objetivos do seu cliente, devido ele não estar mais enquadrado como MEI.

Além disso, é importante regularizar eventuais débitos referentes aos meses sem pagamento no período de MEI, bem como as multas geradas pelo envio das declarações em atraso.

Mickaele Avila
Terceirização prática e parceira para contadores
@mf.legalizacao | Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: