x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.000

Desenquadramento ME para EPP

Reginaldo Luis Jorge

Reginaldo Luis Jorge

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 29 abril 2025 | 09:48

Bom dia, caros colegas de profissão.

Por gentileza, uma empresa do lucro presumido, obteve um faturamento de Janeiro a Abril acima do R$ 360.000,00, essa empresa o porte tributário é ME, qual é o procedimento para desenquadrar para EPP, é já no mês seguinte, tem um prazo para regularizar e uma outra dúvida. Se passar para EPP esse ano, e o ano que vem a empresa não faturar acima de R$ 360.000,00, tem que desenquadrar novamente para ME ou não.
Sem mais, caso algum profissional puder me auxiliar, agradeço desde já.

PRESLEY MARCIO SOUZA SANTANA

Presley Marcio Souza Santana

Membro Club Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 5 maio 2025 | 10:46

Bom dia Reginaldo!

Se a empresa é ME (Microempresa) e faturou acima dos R$ 360 mil no acumulado de janeiro a abril, já ultrapassou o limite permitido pra continuar como ME. Nesse caso, o certo é fazer o desenquadramento e passar a ser EPP (Empresa de Pequeno Porte). Esse processo não é automático, então alguém da empresa (ou o contador) precisa acessar o portal da Junta Comercial ou do Redesim e fazer esse ajuste. O ideal é fazer isso até o fim do mês seguinte ao estouro do limite — ou seja, se passou em abril, desenquadra em maio.

O porte da empresa (ME ou EPP) não muda o regime tributário, ou seja, continua no Lucro Presumido normalmente. O que muda mesmo é o enquadramento jurídico da empresa, que pode influenciar em licitações, limites de receita e outros benefícios. Vale lembrar que essa atualização é importante pra manter os dados da empresa regulares e em dia com os órgãos públicos.

Agora, se no ano que vem a empresa tiver um faturamento abaixo dos R$ 360 mil novamente, pode sim voltar a ser ME, desde que atenda os critérios. Só que, assim como o desenquadramento, esse reenquadramento também precisa ser solicitado — não acontece de forma automática. Então é só acompanhar o faturamento anual e fazer os ajustes quando necessário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies