x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.681

Abertura de Firma e Enquadramento no Simples

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Sexta-Feira | 23 março 2007 | 10:09

Fiz a abertura de uma empresa de comércio varejista de material elétrico, na abertura no programa CNPJ 1.4 coloquei o código 101 somente, agora fiz a consulta no site da receita federal, o comércio não está optante pelo simples, pergunto:
- em toda a abertura de firma tenho que colocar o código 101 abertura e o 301 que é o do simples ?,
- deste comércio que abri posso estar cadastrando agora o 301 ?,
- quando opto pelo simples na abertura isso significa que o comércio é optante pelo simples Paulista ?

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1 , Representante
há 18 anos Sexta-Feira | 23 março 2007 | 11:19

Como dizia Jack o Estripador, vamos por partes...

- em toda a abertura de firma tenho que colocar o código 101 abertura e o 301 que é o do simples ?

R: Sim, se a atividade não for vedada, sua opção pelo simples deve ser clara utilizando esse código.

- deste comércio que abri posso estar cadastrando agora o 301 ?

R: Acredito que não... Essa opção é feita no momento da constituição apenas... Perdendo esse momento, só em janeiro do ano seguinte...

- quando opto pelo simples na abertura isso significa que o comércio é optante pelo simples Paulista ?

R: Não. Essa opção você definirá no momento em que definir o código 601 (Inscrição no Estado) e clicando na aba SEFAZ. Lá há o regime de apuração, onde vc colocará o seu SIMPLES Estadual!

Abraço!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 18 anos Sexta-Feira | 23 março 2007 | 16:24

Apenas complementando a resposta do amigo Reinaldo:

Quando você utiliza o 101 e o CNAE exige a geração da Inscrição Estadual você não precisa enviar outro DBE com o 601.
Abrirá uma pasta SEFAZ e você deverá selecionar o regime de aputação (ME/EPP ou Normal RPA)

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1 , Representante
há 18 anos Sexta-Feira | 23 março 2007 | 16:38

Perfeito Rogério, tem razão!

É que para responder, eu entrei numa empresa minha que não era obrigada a ter IE... Daí achei o 601 e surgiu o SEFAZINHO lá embaixo.

E outro ponto bem colocado seu, é que tudo deve ser feito na mesma leva. Inscrição inicial, opção do SIMPLES Federal e Paulista.

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade