x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 382

Saída de empresário em ato de transformação de empresário individual para limitada

Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 1 ano Segunda-Feira | 23 junho 2025 | 08:11

Bom dia,

alguém pode me dizer se é possível promover a saída de um empresário no mesmo ato de transformação desse empresário individual para sociedade limitada? No caso, o sogro pretende transferir a empresa para o genro, porém estou me deparando com este problema no protocolo Redesim: "O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA."

Complicado, pois questionei por telefone e a atendente da Jucesp me garantiu, alguns meses atrás, que era sim possível. 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 23 junho 2025 | 10:44

No preenchimento do DBE informe apenas a entrada do "novo" sócio e representante legal e não informe a saída do titular do EI, já que EI não possui QSA.
O QSA da Ltda é criado a partir da constituição por transformação da mesma e não automaticamente do EI extinto pelo ato.
No instrumento, faça a transferência da titularidade na primeira parte, antes do contrato social da Ltda constituída. Ou seja, descreva o titular do EI (preâmbulo), transfira a titularidade e transforme em Ltda.
Boa sorte!

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 1 ano Segunda-Feira | 23 junho 2025 | 12:58

João,

No instrumento, faça a transferência da titularidade na primeira parte, antes do contrato social da Ltda constituída. Ou seja, descreva o titular do EI (preâmbulo), transfira a titularidade e transforme em Ltda.
Você teria um modelo ou exemplo de como fazer isso? Poderia me enviar?

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies