Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 70

[Profissional/Legalização] Constituição de CNPJ para Atividades de Assessoria Contábil e Jurídica

Hilton Lima

Hilton Lima

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 19 agosto 2025 | 17:15

Boa tarde à todos! Tudo bem com vocês? espero que sim! Excelente semana!!

Muito prazer, me chamo Hilton, sou Contador no estado de SP e estudante de Direito no 3° semestre.
Tenho pesquisado ultimamente, e vi que algumas empresas de contabilidade oferecem serviços jurídicos e contábeis no mesmo lugar/CNPJ (e também se divulgam assim), gostaria de saber se:

1 - Seria  possível eu, Contador, constituir uma empresa nesta modalidade, com estas atividades e sem sócios inicialmente, apenas com parceiros da área jurídica (que serão responsáveis pelas atividades da competência técnica de advogado)?
2 - Quais são as CNAES que devo colocar? 
3 - Como se daria a regularização deste CNPJ perante ao CFC e à CFOAB
4 - Quais outras questões devo levar em consideração para a constituição desta empresa? 
5 - Na necessidade de sócios, ainda sim, é possível constituir esta empresa tendo um sócio Advogado?

Obs: eu mesmo farei a contabilidade da empresa, bem como os serviços contábeis e demais serviços da competência do contador, respeitando também todas as diretrizes, legislações e códigos de ética de ambas as profissões (Contador/Advogado). 

Tenho estas dúvidas, pois a legislação/código de ética tanto do Contador, como do Advogado, acabam por certo modo, vedando a realização destas atividades em conjunto, porém existem empresas que oferecem os dois tipos de serviços. Alguém poderia me orientar?  É apenas uma dúvida, que posteriormente irá agregar tanto no meu âmbito profissional, como acadêmico.
Obrigado!

Att,

Hilton Lima
Contador
São Paulo/SP

Post escrito e publicado no dia: 19/08/2025 às 17h15.
Última Atualização: 19/08/2025 às 17h19. 

Hilton Lima
Contador
CRC-SP: 355986/O-7
Site: https://hiltonlimacontabilidade.com.br/
Contato: (11) 95794-3471 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade