Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 20

Migração de MEI a nanoempreendedor: é possível?

Giosia Samuela

Giosia Samuela

Iniciante DIVISÃO 4 , Vendedor(a)
há 8 horas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 21:58

Boa tarde, tenho MEI aberta há 5 anos e estou na dúvida se for possível a migração para a nova categoria nanoempreendedor ou se for preciso primeiro dar baixa na MEI. As razões de querer migrar são as seguintes:
1)faturamento que nunca passa (nem nunca chegou) de 6000 reais no ano (moro numa área desfavorecida e tenho clientes de baixa condição, incluindo alunos no exterior que moram em países desfavorecidos)
2)devido ao ponto n.1, para mim vai ser muito desafiador comprar o certificado digital (que vai se tornar obrigatório em 2027 devido à reforma fiscal), comprar um sistema emissor de nota fiscal pago (que também vai se tornar obrigatório em 2027, uma vez que a emissão de nota fiscal vai se tornar obrigatória até para consumidor final pessoa física devido à reforma fiscal) e talvez outras exigências que haverão, pois corro o risco concreto que todas essas novas obrigações irão ultrapassar a minha receita
3)perda de clientes (o que reduzirá ainda mais minha receita atual) pois na área desfavorecida onde moro há bastante clientes que recusam de fornecer seus dados, os quais são indispensáveis para a emissão de nota fiscal (sendo assim, a partir de 2027 vou perder a esses clientes por causa da impossibilidade de emissão de nota fiscal e portanto de vender e oferecer serviços)
Sendo que migrar para a categoria nanoempreendedor resolveria todos esses problemas acima descritos. Infelizmente, as pesquisas pela IA do Google retornam que quem já é MEI não vai poder se tornar nanoempreendedor, nem depois de dar baixa, ficando forçado a permanecer na categoria MEI ou nenhuma. Essas informações procedem ou existe a possibilidade de migrar? Obrigada por ler

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade