Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 60

Falecimento de um dos sócios

Dênis

Dênis

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 3 dias Quinta-Feira | 28 agosto 2025 | 16:08

Pessoal, boa tarde. 
 
Minha dúvida é com relação a uma empresa LTDA que possuía dois sócios, o administrador que era o filho com 95% das quotas e o pai que tinha 5% das quotas. Acontece que o pai (detentor de 5% das quotas) faleceu a um tempo e o filho (administrador do CNPJ) resolveu reativar a empresa recentemente. Ele não é filho único, possui uma irmã.  
 
Qual seria a situação menos penosa e rápida para se prosseguir para o administrador? 

Como o pai dele faleceu e nunca fiz um processo por falecimento de um dos sócios, eu fico também com dúvidas sobre como funciona e quais documentos apresentar perante a Junta Comercial para diferimento do processo? 
 
Fico agradecido aos colegas caso possam me auxiliar nesta questão.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 dias Quinta-Feira | 28 agosto 2025 | 16:38

Dênis,
Dependerá como está a cláusula, no contrato social, que dispõe sobre o falecimento dos sócios.
As cotas poderão ser liquidadas, a sociedade poderá ser liquidada, os herdeiros/sucessores poderão ingressar na sociedade, etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade