x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 1.685

TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL EM UMA LTDA

LUIARA SILVA DIAS

Luiara Silva Dias

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 semanas Sábado | 6 setembro 2025 | 14:25

Boa tarde!
Alguém consegue me ajudar, por favor?
È a minha primeira vez que faço essa alteração.
Preciso transformar um empresário individual em Ltda, já fiz a viabilidade e o DBE está aprovado.
Em qual parte devo seguir com o processo, no vre digital ou no vre manual? No vre digital não aparece o meu dbe que foi aprovado.
No VRE digital, aparece a mensagem, protocolo não localizado.
No outro vre não aparece a opção de transformação de individual para Ltda.
Como devo proceder?
Obrigada

Rafael C. Moreira

Rafael C. Moreira

Prata DIVISÃO 5 , Analista Processos
há 13 semanas Segunda-Feira | 8 setembro 2025 | 11:58

Luiara Silva Dias, bom dia,

Você deve seguir pelo VRE1: Constituição > Sociedade Limitada > Tipo de Registro: Constituição por Transformação de Tipo Jurídico, quando perguntar se "possui registro anterior na Junta Comercial de São Paulo?" Selecione a opção NÃO caso a empresa nunca tenha sido registrada como LTDA anteriormente.

Analista e Sócio-Fundador do ABRA SUA EMPRESA PONTO COM
Atendemos contadores em todo território nacional. e-mail: [email protected]WhatsApp
Caique Goya

Caique Goya

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 13 semanas Segunda-Feira | 8 setembro 2025 | 14:33

Luinara, boa tarde!

Apenas complementando a informação acima, na data de inicio de atividade será informado a data de constituição da Empresário individual e caso você esteja fazendo alguma alteração junto (nome, endereço, atividades, etc...) você já deve preencher as novas informações.

Att,

Caique Goya

Att,
Caique Goya
Analista de Departamento Paralegal
LUIARA SILVA DIAS

Luiara Silva Dias

há 13 semanas Segunda-Feira | 8 setembro 2025 | 17:28

Boa tarde pessoal!
Muito obrigada pelas informações.
Segui os passos informados, consultei o processo, aparece a seguinte informação (Coletando Dados Complementares) (Aguardando etapa de viabilidade)
Agora é só aguardar, correto?

Obrigada 

Caique Goya

Caique Goya

há 13 semanas Quarta-Feira | 10 setembro 2025 | 08:55

Luiara, bom dia!

Você precisa gerar os documentos agora (DARE, capa de requerimento, FC1, FC2, etc...)

Att,
Caique Goya

Att,
Caique Goya
LUIARA SILVA DIAS

Luiara Silva Dias

há 13 semanas Quarta-Feira | 10 setembro 2025 | 09:55

Bom dia, obrigada pela resposta.
Agora tenho que entrar na parte de registro?
Ainda não entendi os passos que devo seguir.
O que eu fiz, foi o seguinte:
1º eu fiz a viabilidade (aprovado)
2 ºDBE (aprovado)
3º entrei no vre1 e preenchi as informações, com a solicitação de transformação por natureza juridica, neste campo aparece a seguinte informação: (Coletando dados e aguardando a viabilidade), mas eu já fiz a viabilidade e também já preenchi o coletor nacional, que gerou um protocolo redesim, mas quando pesquiso na parte de resgistro, não aparece o protocolo.
Em qual lugar eu entro para fazer ( (DARE, capa de requerimento, FC1, FC2, etc...)
Conseguem me ajudar, por favor, primeira vez que estou fazendo.
Desde já agradeço.

Caique Goya

Caique Goya

há 12 semanas Quarta-Feira | 10 setembro 2025 | 17:07

Luiara, boa tarde!

Como já efetuou o preenchimento das informações, você vai no VRE1 e em consultas > Meus Processos > Em processos enviados, clica em pesquisar > localiza o processo que você fez e clica na impressora > No campo dados requeridos você irá clicar no bloco de notas (em ação) e preencher as informações solicitadas, bem como os dados de quem assinara o requerimento.
Após preencher todas as informações você irá clicar na impressora para gerar cada arquivo individualmente:
- Capa de Requerimento;
- Ficha cadastral 1 e 2 (se houver);
- DARE; 
- Declaração de licenciamento (se houver); e
- Declaração de Desimpedimento (Se não constar cláusula no contrato).

Obs: Após preencher a primeira tela em cima de Dados Requeridos tem um botão de processos, tem uma seta para as informações do empresário e enquadramento em ME ou EPP (se houver), você deve preencher essas informações também.

Após preencher e gerar tudo, colhe as assinaturas, efetua o pagamento da DARE e por fim protocola o documento na JUCESP.

Att,
Caique Goya

Att,
Caique Goya
Caique Goya

Caique Goya

há 10 semanas Sexta-Feira | 26 setembro 2025 | 09:44

Luiara, bom dia!

Maravilha, parabéns pelo primeiro processo de transformação.

Att,

Caique Goya

Att,
Caique Goya
Caique Goya

Caique Goya

há 2 semanas Sexta-Feira | 21 novembro 2025 | 14:58

Gustavo, boa tarde!

É feito de acordo com as alterações efetuadas, as alterações obrigatórias quando se trata de transformação é (Nome, natureza jurídica e QSA), se for incluir alteração de atividade, capital é necessário acrescentar junto no DBE.

Att,
Caique Goya

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade