José Araujo Filho
Iniciante DIVISÃO 5 , Corretor(a)Saudações pessoal!
Sou novo no fórum, sou Corretor de Imóveis há cinco anos.
No dia do meu aniversário de 18 anos (em 2003), fiz a besteira de ir na Junta Comercial e abrir uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática (criação de sites), "MEU NOME COMPLETO - ME".
Criei o CNPJ, cadastro na prefeitura e nota fiscal.
Porém a empresa nunca funcionou a empresa, fiz tudo sozinho e sem orientação nenhuma de contador... achei que era do meu jeito e fui fazendo o que achei que devia fazer.
Nos primeiros anos declarei inativo, depois larguei tudo e nunca mais mexi com isso, nem sei como está a situação com a receita, prefeitura e etc... era muito novo e sonhada ser empresário do ramo de informática.
Atualmente sou prestador de serviços de uma grande imobiliária, e preciso dar nota fiscal dos meus honorários, poderia ser como pessoa física, mas estou achando melhor ficar como pessoa jurídica, ter minha contabilidade organizada, seprando tudo que recebi de comissão e o que paguei aos corretores da minha equipe (parceitos), porém mão terei empregados, apenas eu e eu mesmo. As vezes faço parcerias com outros colegas e divido a comissão, mas não tem nada a ver com emprego....
O novo ramo da empresa será voltado para o mercado imobiliário, inicialmente apenas farei intermediação, mas pretendo administrar imóveis próprios e de terceiros.
Não declaro imposto de renda inativo da dessa empresa que abri faz uns 3 anos, e esse ano também nem declarei o meu imposto PF.
Resumindo, estou perdido e não sei nem por onde começar. Quero a partir de agora organizar minhas finanças.
Claro, primeiramente vou contratar um contator! Mas não conheço nenhum de confiança, e queria uma ajuda para saber se é muito difícil regularizar e como faço para saber se o contador que eu escolher não vai me enrolar, ou por falta de competência me prejudicar?
Na opnião de vocês, qual o primeiro passo?
Sei que o tópico é longo e agradeço a ajuda de todos!
Obrigado.
José A. Filho