x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.036

Abri uma EI há muitos anos, ainda posso usá-la?

José Araujo Filho

José Araujo Filho

Iniciante DIVISÃO 5 , Corretor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 23:50

Saudações pessoal!

Sou novo no fórum, sou Corretor de Imóveis há cinco anos.

No dia do meu aniversário de 18 anos (em 2003), fiz a besteira de ir na Junta Comercial e abrir uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática (criação de sites), "MEU NOME COMPLETO - ME".

Criei o CNPJ, cadastro na prefeitura e nota fiscal.

Porém a empresa nunca funcionou a empresa, fiz tudo sozinho e sem orientação nenhuma de contador... achei que era do meu jeito e fui fazendo o que achei que devia fazer.

Nos primeiros anos declarei inativo, depois larguei tudo e nunca mais mexi com isso, nem sei como está a situação com a receita, prefeitura e etc... era muito novo e sonhada ser empresário do ramo de informática.

Atualmente sou prestador de serviços de uma grande imobiliária, e preciso dar nota fiscal dos meus honorários, poderia ser como pessoa física, mas estou achando melhor ficar como pessoa jurídica, ter minha contabilidade organizada, seprando tudo que recebi de comissão e o que paguei aos corretores da minha equipe (parceitos), porém mão terei empregados, apenas eu e eu mesmo. As vezes faço parcerias com outros colegas e divido a comissão, mas não tem nada a ver com emprego....

O novo ramo da empresa será voltado para o mercado imobiliário, inicialmente apenas farei intermediação, mas pretendo administrar imóveis próprios e de terceiros.

Não declaro imposto de renda inativo da dessa empresa que abri faz uns 3 anos, e esse ano também nem declarei o meu imposto PF.

Resumindo, estou perdido e não sei nem por onde começar. Quero a partir de agora organizar minhas finanças.

Claro, primeiramente vou contratar um contator! Mas não conheço nenhum de confiança, e queria uma ajuda para saber se é muito difícil regularizar e como faço para saber se o contador que eu escolher não vai me enrolar, ou por falta de competência me prejudicar?

Na opnião de vocês, qual o primeiro passo?

Sei que o tópico é longo e agradeço a ajuda de todos!

Obrigado.
José A. Filho

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 19:10

Jose Araujo,

Não ficou muito claro o tempo de existência que tem a sua firma...
A Junta Comercial de Alagoas, há 3 anos, baseada numa Lei (8.934/94) cancela administrativamente as empresas que há mais de 10 anos não arquivam qualquer documentação lá. Esse cancelamento, por ser administrativo, é passível de reativação, mas, parece-me que a Receita Federal também "andou" cancelando CNPJs que estavam em situação idêntica e, salvo engano, a prerrogativa de reativá-lo, não existe. Outras Junta Comerciais também executam esse procedimento, não sei lhe precisar de quais outros Estados, é bom informar-se se a do seu Estado também age assim.
Resumindo, procure saber como está a situação da sua empresa perante esses órgãos para que possa tomar qualquer atitude.
Dependendo do resultado da sua busca e das orientações do Contador (imprescindível!) pondere que rumo tomar.
Se tem receio quanto a escolha do Contador, peça a indicação de um no próprio CRC -
Quando tiver quaisquer notícias sobre a situação da sua empresa, torne a postar.

Recomedações

José Araujo Filho

José Araujo Filho

Iniciante DIVISÃO 5 , Corretor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 22:29

Jose Araujo,

Não ficou muito claro o tempo de existência que tem a sua firma...
A Junta Comercial de Alagoas, há 3 anos, baseada numa Lei (8.934/94) cancela administrativamente as empresas que há mais de 10 anos não arquivam qualquer documentação lá. Esse cancelamento, por ser administrativo, é passível de reativação, mas, parece-me que a Receita Federal também "andou" cancelando CNPJs que estavam em situação idêntica e, salvo engano, a prerrogativa de reativá-lo, não existe. Outras Junta Comerciais também executam esse procedimento, não sei lhe precisar de quais outros Estados, é bom informar-se se a do seu Estado também age assim.
Resumindo, procure saber como está a situação da sua empresa perante esses órgãos para que possa tomar qualquer atitude.
Dependendo do resultado da sua busca e das orientações do Contador (imprescindível!) pondere que rumo tomar.
Se tem receio quanto a escolha do Contador, peça a indicação de um no próprio CRC -
Quando tiver quaisquer notícias sobre a situação da sua empresa, torne a postar.

Recomedações

Puxa... esqueci desse detalhe.

Abri a empresa em 2003.

Obrigado pela atenção!

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 22:06

Jose Araujo,

Pelo menos a sua empresa não está dentre as passíveis de cancelamento por inatividade - neste ano de 2010 foram canceladas as que não arquivavam nenhum documento desde 1999- Agora só falta vc pesquisar nas outras repartições envolvidas - RFB, Junta Comercial, Prefeitura/Scret da Fazenda...
De repente essa sua empresa poderá ficar do jeito que vc quer e precisa...
Boa Sorte!
Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade