x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 956

Alteração de sociedade para empresário

ADRIANA FONSECA

Adriana Fonseca

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 15:16

Por gentileza, alguém poderia me passar os procedimentos para alteração de sociedade para empresário, ou seja, um dos sócios estão se desligando, e restará um. Alguém tem um modelo? Desde já agradeço.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 18:46

Adriana,

Que a empresa esteja Unipessoal é condição para que a transformação aconteça.
Se está com dúvidas quanto a elaboração dessa alteração, o "diferente" dela é principalmente em relação ao Capital Social, por ex., se são 2 sócios, um deve retirar-se da sociedade, cedendo e transferindo o total de sua participação para o outro sócio ( o que vai tornar-se Empresário), de modo que só este detenha integralmente o capital da sociedade.
Se a dúvida é em relação aos processos que devem ser formalizados para a transformação efetiva, vc encontrará dicas sobre, na Instrução Normativa nº 112 do DNRC (no anexo dela estão disponibilizados os modelos).
Qualquer coisa, retorne.
Recomendações

TIAGO LEITE DOS SANTOS

Tiago Leite dos Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Financeiro
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 10:22

bom dia Adriana

tenho um modelo que pode te ajudar
vou passar para vc qualquer duvida no preenchimento posso esclarecer
para vc

http://www.sitecontabil.com.br/modelos_contrato/0371.htm

Obs.
Mas pelo que postou acima eu entendi que vai ficar so com um socio se a empresa for LTDA nao podera ficar so um socio no minimo dois socios
(se sair um tem que entra outro no lugar a nao ser que a empresa tenha tres ou mais socios)

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 21:57

Tiago,

O C Civil estabelece que em uma sociedade empresária limitada na qual só um sócio reste - por retirada, falecimento ou interdição do(s) outro(s) - este terá ATÉ 180 dias para recompor o Quadro societário; agora, ou melhor desde 2008, existe a prerrogativa desse sócio que restou, ao invés de recompor o Quadro Societário, transformar-se em Empresário.
Percebeu?
Recomendações

Fabio Ferreira

Fabio Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 10:39

Boa dia pessoal!!!

Alguém pode me ajudar?

Estou dissolvendo a minha sociedade, e transformando a empresa em empresário individual.

Qual seria o procedimento correto, duas pergunta?

Eu preciso da entrada na Junta comercial: primeiro no destrato e depois na alteração contratual?

Eu vou mudar o nome da empresa, eu posso na mesma alteração contratual, pedi para mudar o nome da empresa e passar todos e passar todas as cotas do meu sócio para mim?

Muito obrigado.

Fabio Ferreira

FELIPE RIBEIRO MACEDO

Felipe Ribeiro Macedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 09:53

Bom dia!! Estou fazendo uma Transformacao de LTDA para empresario individual, ja todo processo da Junta, a empresa já esta como empresario individual, e agora vou alterar na Receita Federal, e gostaria de saber os codigos do eventos do DBE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade