x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 26

Alteração de Natureza Jurídica de LTDA para EI e posteriormente MEI

Thais

Thais

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 11 horas Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 11:54

Olá a todos.
Recentemente, iniciei o processo de alteração do enquadramento da minha empresa Sociedade Limitada, para Empresário Individual.
Utilizei do sistema REDESim do estado São Paulo.
Primeiramente, fiz a viabilidade de alteração, que incluíram, alteração de nome empresarial (evento 220), alteração da natureza jurídica (evento 225) e alteração de atividades econômicas (evento 224), para retirar e incluir atividades que são permitidas no MEI.
Com a viabilidade aprovada, fui direcionada para o REDE Sim da Receita Federal para solicitar o DBE, no qual eu fiz, nesta etapa precisei incluir também a alteração do quadro de sócios (minha saída, onde entendi que EI não possui sócio, apenas o representante da empresa).
Aprovada a DBE, agora estou perdida no meu próximo passo. 
No REDESim SP, utilizando o protocolo da viabilidade, me diz que o passo seguinte é de responsabilidade da Receita Federal.
Mas eu não teria de fazer alteração do contrato social? Se sim, é antes ou depois? Como eu faço?
Qual o meu próximo passo? As documentações que leio, não ficou claro pra mim.

Desde já, muito obrigada.

Caique Goya

Caique Goya

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 5 horas Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 18:04

Thais, boa tarde!

No DBE (aba identificação) você informou que o ato não havia sido registrado ainda? Caso informe, que já foi registrado ele redireciona a análise para a RFB mesmo.

Att,
Caique Goya

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade