x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.193

Eliane Moreira Santos

Eliane Moreira Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 13:50

Olá colegas sou sócia de uma empresa com capital social registrado no valor de R$15.000.000,00, assinei para meu cunhado para ajudá-lo na alteração da empresa, no entanto, estou vendo q a dívida da empresa já esta mto gde, mais de R$4.000.000,00, como tenho apenas 1% do capital social, gostaria de saber a minha responsabilidade, pois nunca recebi nada, nem assinei qq documento q não a alteração contratual em 04/98... a empresa atualmente encontra-se Inapta (Lei 11.941/2009 art.54) Obrigado a todos

Marcia /SP

Marcia /sp

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 17:03

Eliane.

Pela regra do artigo 1.052 do Código Civil brasileiro, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor das quotas, mas todos são responsáveis solidários pela integralização do capital. Esse, portanto, é o limite da responsabilidade dos sócios não-administradores por dívidas tributárias da sociedade. Isto porque o artigo 134, VII, do Código Tributário Nacional, o qual disciplina a responsabilidade dos sócios, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, não se aplica às sociedades limitadas, já que a consolidada jurisprudência de nossos tribunais não as considera uma sociedade de pessoas.

Estes links podem ajudar:

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8015&p=2

http://www.portaltributario.com.br/artigos/responsabilidade.htm

Marcia /SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade