x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 13

Abertura de empresa no município do Rio de Janeiro

Marco Aurelio Ferreira Chaves Filho

Marco Aurelio Ferreira Chaves Filho

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 horas Quarta-Feira | 19 novembro 2025 | 20:26

Boa noite, prezados.

Estou iniciando os trabalhos com empresa no Rio de Janeiro, e diferente do que estou acostumado a trabalhar com empresas do Pernambuco, o processo é mais complexo.

Pelo que venho analisando, tem que ser feito uma viabilidade na prefeitura do Rio, para solicitar o alvará e saber se o endereço é permitido para atuação da empresa, e isso gera um custo de taxa de alvará. Após isso, tem que dar entrada na junta comercial, onde inicia o processo de constituição da empresa.

Alguém pode me ajudar para eu saber se realmente tudo isso procede? Busquei informações na internet, porém não achei nada concreto, e achei muito diferente do processo do estado de Pernambuco.

Grato!!

Tais Silva

Tais Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 horas Quarta-Feira | 19 novembro 2025 | 20:53

Olá, Marco!
Tudo bem?
Você está seguindo o processo corretamente.
Primeiro, é feita a busca prévia no Portal Carioca Digital para verificar se a atividade da empresa pode ser exercida no endereço informado.
Com a aprovação da prefeitura, a taxa do alvará ainda não fica disponível, pois o sistema vai te direcionar para o site da Junta Comercial, onde você deverá solicitar a viabilidade da empresa.
Com a viabilidade aprovada, você gera o DBE.
Após o DBE ser aprovado, você poderá emitir a taxa da Junta Comercial e registrar o contrato.
Assim que o contrato for aprovado, basta retornar ao Portal Carioca Digital e informar que o registro já foi realizado. A partir disso, a prefeitura liberará a taxa do alvará.
Espero ter ajudado! 

Taís da Silva
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade