x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 82

ABERTURA DE EMPRESA (JUNDIAI) PRAZO OPÇAO DO SIMPLES NACIONAL

Alex

Alex

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 dias Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 15:10

Boa tarde a todos colegas...
Estou fazendo abertura de uma empresa em Jundiaí, porem eles estão demorando muito para liberar a o numero de inscrição na Prefeitura, e assim poder fazer a opção do SIMPLES NACIONAL... 
O processo ja esta em andamento por mais de 90 dias... e a informação que a Prefeitura passou é que após a conclusão eles fazem DEFEREM a opção do SIMPLES NACIONAL "POR OFICIO"...
Eu fiz a opção do SIMPLES NACIONAL (Porem ela inda não foi deferida) pelo fato de que a inscrição ainda não foi liberada...
Eu fico preocupado... pois o prazo de opção ja passou que é o de 30 dias ... e o de 60 dias da data da abertura do CNPJ....
Voces tambem estão passando por isto?
A prefeitura pode realmente deferir retroativamente uma opção do simples retroativamente?
Agradeço qualquer ajuda

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 dias Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 15:31

Jundiaí, através do Balcão do Empreendedor, era muito rápida. Abríamos empresas em 48h. De uns dois anos para cá, começou a morosidade. Estamos com simples alterações cadastrais, aguardando há mais de 30 dias.
Eles podem incluir de ofício, mas documente toda informação trocada.

Alex

Alex

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 dias Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 15:37

Oi Joao...
Obrigado pela resposta...
Realmente não sei o que aconteceu com Jundiaí... esta demorando demais... 
Em regra... sempre eles liberavam o numero de inscrição... fazíamos a opção do simples nacional... e se necessário continuávamos a atender as solicitações da prefeitura...
Porem agora...  a inscrição não é liberada... o prazo de opção do simples não da para ser respeitado... e agora tem esta informação de aprovação por oficio... (coisa que eu nunca vi... por isto a minha preocupação)....
Só a Vigilância Sanitária estão pedindo 90 dias para dar o parecer de analise ... sem contar com todos outros tramites dos outros departamentos...

Fico me perguntando... é somente eu que estou com esta dificuldade?

Roberto A.

Roberto A.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 dias Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 16:27

Boa tarde a todos

@ Alex, temos clientes em Jundiaí, e é assim mesmo, demoram para liberar a inscrição municipal
O importante que já foi feito a opção pelo Simples, mesmo que tenha sido indeferida
E sim, eles fazem por ofício de forma retroativa, já aconteceu conosco, mesma situação que está passando

Roberto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade