x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 163

ABERTURA DE EMPRESA (JUNDIAI) PRAZO OPÇAO DO SIMPLES NACIONAL

Alex

Alex

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 30 semanas Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 15:10

Boa tarde a todos colegas...
Estou fazendo abertura de uma empresa em Jundiaí, porem eles estão demorando muito para liberar a o numero de inscrição na Prefeitura, e assim poder fazer a opção do SIMPLES NACIONAL... 
O processo ja esta em andamento por mais de 90 dias... e a informação que a Prefeitura passou é que após a conclusão eles fazem DEFEREM a opção do SIMPLES NACIONAL "POR OFICIO"...
Eu fiz a opção do SIMPLES NACIONAL (Porem ela inda não foi deferida) pelo fato de que a inscrição ainda não foi liberada...
Eu fico preocupado... pois o prazo de opção ja passou que é o de 30 dias ... e o de 60 dias da data da abertura do CNPJ....
Voces tambem estão passando por isto?
A prefeitura pode realmente deferir retroativamente uma opção do simples retroativamente?
Agradeço qualquer ajuda

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 30 semanas Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 15:31

Jundiaí, através do Balcão do Empreendedor, era muito rápida. Abríamos empresas em 48h. De uns dois anos para cá, começou a morosidade. Estamos com simples alterações cadastrais, aguardando há mais de 30 dias.
Eles podem incluir de ofício, mas documente toda informação trocada.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Alex

Alex

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 30 semanas Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 15:37

Oi Joao...
Obrigado pela resposta...
Realmente não sei o que aconteceu com Jundiaí... esta demorando demais... 
Em regra... sempre eles liberavam o numero de inscrição... fazíamos a opção do simples nacional... e se necessário continuávamos a atender as solicitações da prefeitura...
Porem agora...  a inscrição não é liberada... o prazo de opção do simples não da para ser respeitado... e agora tem esta informação de aprovação por oficio... (coisa que eu nunca vi... por isto a minha preocupação)....
Só a Vigilância Sanitária estão pedindo 90 dias para dar o parecer de analise ... sem contar com todos outros tramites dos outros departamentos...

Fico me perguntando... é somente eu que estou com esta dificuldade?

Roberto A.

Roberto A.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 30 semanas Terça-Feira | 25 novembro 2025 | 16:27

Boa tarde a todos

@ Alex, temos clientes em Jundiaí, e é assim mesmo, demoram para liberar a inscrição municipal
O importante que já foi feito a opção pelo Simples, mesmo que tenha sido indeferida
E sim, eles fazem por ofício de forma retroativa, já aconteceu conosco, mesma situação que está passando

Roberto

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies