x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 143

acessos 77.626

EMISSOR NACIONAL COM ERRO

Leonel Morais

Leonel Morais

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 10:50

Estou enfrentando o erro Falha Schema Xml desde ontem. Tentei o dia inteiro e nada, hoje tambem o problema persiste, nao sei mais o que fazer.

O campo informações complementares da minha nota está em branco e mesmo assim o erro persiste.

Leonel Morais

Leonel Morais

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 11:20

Pessoal , consegui resolver aqui a emissão que não estava sendo possível por conta do erro: Falha Schema Xml. No meu caso foi o campo NBS (Na seção SERVIÇO) que está como não obrigatório no formulário mas na verdade é obrigatório sim.
Verifiquem se este campo está preenchido na nota de vocês.

Rodolfo Fonseca

Rodolfo Fonseca

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 12:35

Sou de Minas Gerais, estava com o mesmo problema "Falha Schema Xml". Só resolvi depois de tirar todos os "enter" do campo da descrição do serviço / observação. Aparentemente o layout ainda não aceita saltar a linha nesses campos.

PAULO SOARES

Paulo Soares

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 12:47

Boa tarde a todos.

Reforma Tributária: o caos instalado para o desespero do Departamento Fiscal.

Só problemas, como era de se esperar. Simplificação (é o que eles dizem!!!!!), facilidade (aonde ?????). A realidade dessa RTC é que nada funciona.
No papel, nas leis, nos artigos....tudo é lindo e maravilhoso. Como um simples apertar de um botão. Mas na verdade, tudo direciona para o total desastre e despreparo do governo federal.

Estou consultando pelo Portal Nacional as Notas de Serviços Emitidas pelo meu cliente, mas não aparece nada.

Só aparece na Notas do Milhão - Prefeitura de São Paulo.

Se eu tento emitir uma Nota Fiscal no Portal Nacional para teste, quando eu coloco a data de emissão, aparece a mensagem:
Na data de competência informada, o cadastro referente à inscrição "*************" não foi encontrado ou não está habilitado para emissão de NFS-e, dentre os municípios conveniados ao Sistema Nacional da NFS-e.
Por favor, informe outra data de competência.

Como resolver este problema ? A quem recorrer ?

Agradeço muito se alguém puder dar uma solução.

Sorte para todos nos. Porque vamos precisar.

Paulo R V Soares
Ana Flávia de Campos

Ana Flávia de Campos

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 13:16

Pessoal, boa tarde! Todos as notas ficais que meus clientes emitiram pelo site da Prefeitura foram rejeitadas "Rejeitada ADN" alguém com esse problema? A Prefeitura ainda não sabe o que ocorreu, estão verificando a situação.

Verifiquei que no arquivo XML não consta a informação da NBS, o correto seria constar né? 

Rubiana Muniz dos Santos (Rubi)

Rubiana Muniz dos Santos (rubi)

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 13:51

estou em Minas Gerais e aqui anda tendo muito esse tipo de erro e é devido a caracteres especiais e demais nos dados adicionais....
Resumindo..Evitem usar caracteres especiais:Tipos símbolos, pontuações, letras acentuadas e emojis que não são letras (A-Z) ou números (0-9), como !, @, #, $, %, &, *, (, ), -, +, =, {, },, ;, :, ", ', , ?, /, \, |, ~, á, ç, ê, ñ, e símbolos como ©, ™, €, que oferecem estilo, emoção ou função específica em textos e códigos, acessíveis por atalhos de teclado ou mapas de caracteres.  Exemplos Comuns:Símbolos de Pontuação e Matemáticos: !, @, #, $, %, &, *, (, ), -, +, =, ?, /, \, |, ~, {}, [], :. Acentos e Sinais Gráficos: á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ç, ñ, ¡, ¿. Símbolos de Moeda: €, £, ¥. Símbolos Especiais (Unicode): © (Copyright), ® (Marca Registrada), ™, §, ¶, setas (→, ←)

Daniel Maurano

Daniel Maurano

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 13:57

Boa tarde!
Para que esta com o Erro no portal: Falha Schema Xml.
Fiz o passo a passo dos testes conforme nota da prefeitura da minha cidade, acessei o Ambiente de Produção Restrita indicado pela prefeitura, e fiz novo cadastro para testes. Corrigi o que foi necessário (CEP, NBS, Codigo da atividade) e gerei. Também testei o envio de DPS .
Lembrando que para Ambiente de testes foi necessario novo cadastro. 
Logo após dos teste processegui para a emissão efetiva, e passou a funcionar normalmente.

Para testes da NFSe – padrão nacional, acessar: https://www.producaorestrita.nfse.gov.br/EmissorNacional/
Para testes de envio de DPS, acessar: https://www.producaorestrita.nfse.gov.br/swagger/contribuintesissqn/

Cristiana França

Cristiana França

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 18:18

Colegas, preciso de uma orientação:
Estou com um cliente de São Sebastião do Passé/BA, optante pelo Simples Nacional, que enfrentou problemas na emissão de NFS-e no emissor Nasional. Segue o histórico:
Nota Fiscal 
Número da NFS-e: 1
Número da DPS: 1
Tentou fazer a substituição, mas o site caiu durante o processo. A substituição ficou em rascunho e não foi concluída e não consegue conluir a substituição.
2ª Nota Fiscal :  Número da NFS-e: 2  e Número da DPS: 3. Essa nota foi cancelada.   3ª Nota Fiscal  Número da NFS-e: 3 Número da DPS: 5 . Dúvidas:
Como proceder para corrigir essa situação? Existe algum problema se a sequência da NFS-e está correta, mas a da DPS não acompanha a mesma ordem?

Ana Luiza Pires Gimenes

Ana Luiza Pires Gimenes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 horas Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 10:09

Colegas, como vocês estão procedendo com a numeração das NFS-e após a troca de sistema? Os clientes passaram a emitir a partir da última numeração utilizada no sistema antigo ou iniciaram uma nova numeração?

Matheus Cavalcante

Matheus Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 horas Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:09

Bom dia!

Desde ontem queria substituir uma nota fiscal e estava dando o erro "Falha Schema Xml'' ao tentar emitir. Segui a orientação de retirar todos os ''enters'' das informações complementares (as frases estavam uma embaixo da outra, então coloquei lado a lado) e deu certo!

paula regina ribeiro

Paula Regina Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 horas Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 12:21

Colegas, bom dia! Aqui em Taubaté/SP, estou tentando emitir NF desde o dia 05 e todas com erro. Sistema invalida as notas. “Codigo: E0684 | Descricao: A alíquota do Pis deve ser informadaquando a base de cálculo deste imposto for informada. | Complemento: None”. A Prefeitura alega que é problema no sistema do Gov. Ficamos sem faturar logo a empresa fica sem receber. Descaso total com empresário brasileiro.

MARCOS ANTONIO VARIZI

Marcos Antonio Varizi

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Informática
há 41 minutos Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 19:19

A título de orientação informo que este erro (Falha Schema Xml) no emissor da NFS-e Nacional pode estar relacionado a problemas de preenchimento de campos.

Uma dica valiosa: procurem evitar utilizar o campo Informações Complementares.

Se for precisar dar detalhes do Serviço, descreva tudo no campo Descrição do Serviço.

Aqui resolvi o erro dessa forma.

Página 5 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade