x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 44

BAIXAR EMPRESA DO SIMPLES SEM ENVIAR PGDAS ATRASADO

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 1 dia Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 11:10

Olá a todos, estou com uma dúvida.
Tenho uma empresa do simples nacional que não entregou nenhum PGDAS e nenhuma DEFIS desde 2023.
Posso dar baixa nessa empresa sem enviar essas declarações? Se eu fizer isso vai parar de gerar pendências e essas que já constam vão sumir após 5 anos? 
E quanto a DEFIS de baixa, para envia-la eu teria que enviar as outras, certo? o que acontece se eu não fizer?

Yuno

Yuno

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 1 dia Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 15:26

Tecnicamente, é possível sim dar baixa em uma empresa do Simples Nacional mesmo existindo pendências de PGDAS-D e DEFIS. A Junta Comercial não exige a regularidade fiscal para efetivar a baixa do CNPJ, então o processo societário de encerramento pode andar normalmente. Porém, a baixa não apaga nem cancela as pendências fiscais existentes.
Ao dar baixa, a empresa deixa de gerar novas obrigações a partir da data do encerramento, então não surgem novos PGDAS, DEFIS ou outras declarações futuras. No entanto, tudo o que ficou em aberto até a data da baixa continua existindo no CPF dos sócios e no próprio CNPJ baixado, podendo ser cobrado pela Receita Federal a qualquer momento dentro do prazo legal.
Essas pendências não “somem automaticamente” após cinco anos. O que prescreve é o direito de cobrança do crédito tributário, desde que não haja lançamento, inscrição em dívida ativa ou qualquer ato que interrompa a prescrição. Na prática, quando não há entrega do PGDAS-D, a Receita pode constituir o crédito de ofício, aplicar multa e inscrever em dívida ativa, o que interrompe esse prazo. Por isso, contar com o “deixar passar cinco anos” é bastante arriscado.
Em relação à DEFIS, existe sim a chamada DEFIS de extinção, mas para enviá-la corretamente o sistema exige a regularização das DEFIS dos exercícios anteriores. Se as DEFIS de 2023 em diante não foram entregues, a de baixa não será aceita isoladamente. Se simplesmente não for entregue nenhuma DEFIS, a consequência é a manutenção das pendências no CNPJ e a possibilidade de multa por omissão de declaração, mesmo após a baixa.

This is a hobby, you don't have to believe it faithfully.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade