x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 58

Revenda de Veículos - como declarar

Suzana Rôdrigues

Suzana Rôdrigues

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 2 dias Segunda-Feira | 19 janeiro 2026 | 09:42

Bom dia pessoal!
Preciso de uma instrução, estou começando agora e um possível cliente me procurou, ele é da cidade de Campinas/SP, é uma revenda de veículos, o cnae principal dele é o 4511101 comercio de automóveis, e ele também tem o cnae secundário 7490104, atividades de intermediação, porém eles estão atuando mais com a Intermediação de veículos, minha dúvida é, como será declarado essas transações, pois ele vende mais para pessoa física, nesse caso não há emissão de nota fiscal, e as transações financeiras são realizadas na conta bancária da empresa e na conta bancária do proprietário, ele começou recentemente e ainda também não tira o pró labore, estou na dúvida de como instruí-lo melhor nesse caso...
Aguardo e agradeço desde já!

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 dias Segunda-Feira | 19 janeiro 2026 | 10:14

Suzana Rôdrigues, bom dia. Vai depender do regime tributário da empresa.
No Simples Nacional, a atividade 45111-01 é tributada no Anexo I (comércio).
E a atividade 74901-04 é tributa no Anexo V sujeita ao fator R no Simples Nacional.
Obs.: em SP pode ser utilizada as isenções do Anexo I do RICMS/SP no comércio.
Independente do regime tributário da empresa, a emissão de documento fiscal é obrigatória.

Natanael Braz
Contador - CRC MS014643/O
[email protected]
Suzana Rôdrigues

Suzana Rôdrigues

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 2 dias Segunda-Feira | 19 janeiro 2026 | 18:00