x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 30

Exigência para alterar o nome empresarial - VRE DIGITAL!

PAULO BARROS

Paulo Barros

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 14 horas Terça-Feira | 20 janeiro 2026 | 12:36

Olá colegas,

Estou com um processo de abertura de empresa pelo VRE Digital e recebi exigência para alterar o nome empresarial, por existir nome idêntico ou semelhante (IN DREI nº 55/2021 e IN DREI nº 01/2025).
Porém, o sistema do VRE não permite alterar o nome empresarial, pois está vinculada a viabilidade já aprovada.
Alguém sabe como proceder para cumprir essa exigência sem perder a taxa já paga?

Resposta:
Apesar de não ter havido resposta até o momento e considerando que essa dúvida pode ser comum a outros usuários, conforme orientação da JUCESP, nos casos em que é necessário realizar alteração de viabilidade, não se deve dar ciência na exigência.
Nessa situação, a viabilidade e o DBE anteriores devem ser cancelados, devendo ser realizada nova viabilidade e novo DBE com os dados corrigidos.
Após a nova viabilidade/DBE estarem devidamente deferidos, deve-se retornar ao protocolo que estava em exigência (o qual foi cancelado) e dar ciência. O sistema informará que o protocolo anterior foi cancelado e solicitará a vinculação do novo protocolo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade