Karoline Leite
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista InformáticaCaros, boa tarde!
Estou precisando abrir uma empresa LTDA para prestar serviços em informática. Inicialmente, estava fazendo essa abertura através de um escritório de contabilidade, mas eles me indicaram abrir uma ME e a empresa a qual presto serviços acaba de me dizer que eu deveria abrir uma LTDA.
Como já paguei pelos serviços do escritório para abrir a ME, agora pretendo proceder com a abertura da LTDA por conta própria (pois já não tenho dinheiro para investir nisso).
Gostaria de entender melhor o processo de abertura de empresa de forma mais "dinamica", se possível. Vejo muitos "tutoriais" na internet, mas a maioria usa de termos muito técnicos e fica difícil entender por onde começar.
Sobre a empresa, posso dizer o seguinte:
- Pretendo ser optante pelo Simples Nacional. O escritório de contabilidade que estava me assessorando, indicou a seguinte CNAE:
ATIVIDADE: 6311-9/00 - TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET
- Meu sócio seria minha mãe, apenas para compor a empresa com o mínimo de cotas.
- A empresa teria sede em Guarulhos
Gostaria de saber se existe algum exemplo simples de contrato social ou do que deve ser colocado em um. Também gostaria de entender como devo proceder para emitir nota fiscal e se tenho que contratar um escritório de contabilidade para cuidar de algum assunto da empresa que eu mesma não possa fazer.
Desde já, agradeço!
Karoline Leite