x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 78

acessos 17.434

ERRO NA TRANSMISSÃO SOLICITAÇÃO DO MODULO DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA

David Ferreira Souza Neto

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 12:13

Pessoal, 12:07 dia 03/08/2026, e ainda nada do CNPJ, já registrei uma reclamação na Receita e vou hoje a tarde presencialmente pra ver o que eles falam, mas sinceramente, acredito que não vai resolver, meu processo foi validado dia 28/07 na JUCEG, porém nada ainda. E sabe o que mais me impressiona nisso tudo, é eles saberem do problema e não fazer o minimo que é um comunicado oficial, dai o cliente fica nos cobrando achando que foi erro nosso.

Jhonatan Mendes

Jhonatan Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 1 dia Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 13:09

Colegas, compartilho do mesmo problema reportado por vocês.

Atualmente, enfrento uma situação delicada com um cliente que aguarda urgentemente a emissão do CNPJ, dado o alto volume de investimentos e a aquisição de maquinários já programados para a empresa. Embora tenhamos explicado o cenário e o cliente compreenda a situação, a falta de um posicionamento oficial da Receita Federal gera um desgaste na relação profissional. O órgão não assume a instabilidade nem apresenta uma previsão de correção, o que pode, erroneamente, parecer uma falha de nossa gestão técnica.

Diante do impasse, estamos avaliando duas alternativas e seus respectivos impactos:

Identificamos que o erro afeta especificamente os processos deferidos entre os dias 23 e 27. Processos iniciados na semana passada, por exemplo, foram concluídos com sucesso.

Consideramos abandonar o processo travado e iniciar uma nova solicitação de abertura.

Essa medida gerará prejuízo financeiro imediato ao cliente, que precisará arcar novamente com as taxas estaduais e municipais de abertura.

Caso o sistema da Receita Federal processe a solicitação antiga posteriormente, haverá duplicidade, nos obrigando a realizar um processo formal de baixa da empresa excedente.

Ana Aparecida de Souza Reis

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 dia Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 13:14

RESPORTA DA RECEITA.

É revoltante essa situação, se não tem preparo para as mudanças, não as faça, agora estamos com empresas pendentes, que precisam movimentar, por erro de uma mudança que não houve um planejamento para executar.

Em atenção a sua mensagem,

Em decorrência da implantação do CNPJ alfanumérico no último fim de semana, os sistemas da RFB estão apresentando alguns erros e instabilidade. Mas a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema já está atuando na correção da situação.
Assim, orientamos que aguarde mais alguns dias e faça uma nova solicitação.
Se o problema persistir, orientamos que entre em contato com o Serviço de Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda e faça uma RECLAMAÇÃO sobre Problemas com sistemas informatizados da RFB.
Anexe a sua reclamação um ARQUIVO EM PDF com o PRINT/CÓPIA da tela inteira com o(s) erro(s). É importante que nesse PRINT/CÓPIA apareça o endereço eletrônico acessado (URL) e a data e hora de acesso.
Para acessar o Serviço de Ouvidoria clique no link abaixo:
Ouvidoria — Receita Federal (www.gov.br)

Atenciosamente,
Receita Federal.
03/08/2026 10:20

há 23 horas Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 14:04

Pessoal, essa foi a resposta deles:

"Informamos que a instabilidade relatada já foi comunicada à equipe técnica responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema, que está atuando. na correção da situação.Realize uma nova tentativa de acesso em momento posterior".

É indignante isso.

Roberto Vinicios Marques

Roberto Vinicios Marques

há 21 horas Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 16:03

Boa tarde pessoal,

Estava tentando transmitir o CNPJ desde dia 27/07 e não havia tido retorno ainda. Abri chamado no chat RBF, registrei reclamação na ouvidoria e nada.
Simplesmente iniciei o processo de abertura do zero, novamente, alterando a razão social da empresa (e XXX Comercio Eletronico LTDA coloquei XXX Comercio LTDA), pagando novamente a taxa, e consegui gerar o CNPJ no MAT.

Agora tenho que esperar esse que está com problema ser resolvido, gerar o CNPJ do mesmo para poder dar baixa na empresa.

Cristian Lucio

Cristian Lucio

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 21 horas Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 16:44

Achi um absurdo isso. Se vai colocar sistema novo para rodar, que faça testes para ver se não darám problemas como este. Já reclamei no RECLAME AQUI e acho que todos devem reclamar,.. Mais de 1 semana para liberar CNPJ e nada...

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 19 horas Segunda-Feira | 3 agosto 2026 | 18:38

Pensei também em refazer o processo, mas e o prejuízo de pagar novamente a taxa, o problema é esse.
Meu medo é que não tenha solução para esses casos e por isso a Receita não está se pronunciando, e ficara por isso mesmo, obrigando a abrir o processo de novo e pagando novamente a taxa.

GLEYDER EUSTÁQUIO ALVES FERNANDES

Gleyder Eustáquio Alves Fernandes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 09:21

Bom dia!

Eu já desisti e vou aguardar...... Já enviei 2 reclamações através do Receita Atende e as respostas as mesmas (falam para aguardar que os técnicos estão corrigindo o sistema). Enviei reclamação na Ouvidoria e a mesma coisa.....

Como um órgão como a Receita promove atualização no sistema e causa tanto dano em outros módulos?! Alto custo do órgão, salários e apresentam uma incompetência dessa. Certamente foi mais uma implantação afobada sem os testes devidos, eles deveriam retornar à versão anterior e corrigir, ao invés de "trocar a roda com o carro andando"!

Estou só com um processo parado, teve um no dia 30/07 que o CNPJ foi emitido sem problemas, não dá para entender.

Vamos ver até quando vai durar isso.

Daiane Paulon Sandoval

Daiane Paulon Sandoval

Membro Club Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 09:49

Bom dia! Aqui, infelizmente, tudo igual. Quase iniciando outra do zero. O problema é que na nova abertura terei que ver outra razão social, depois terei que baixar esta que esta andamento e pagar novas taxas. 
Que cenário triste e sem uma satisfação da receita federal. Gente, que desenvolvimento é esse que não consegui corrigir o erro. Poderiam falar a verdade pelo menos e dizer que não tem prazo, pois não sabem nem localizar onde esta o erro,

Matheus França

Matheus França

há 3 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 09:58

Gente, bom dia.

Revoltante demais essa situação, tentamos gerar o CNPJ na quinta feira 23/07, tocado junto a JUCERJA, já abrimos chamado igual um colega orientou aqui, já limpamos cache, já tentamos tudo que dava e nada disso deu certo. E, pelo que percebi, tem mais de 20 contadores na mesma situação, só aqui no forum, ou seja, eles tem ciencia de que o problema existe e estão negligenciando o suporte.

Se a solução é reiniciar o processo igual o outro colega falou, precisam dar segurança formalizando oficialmente que vão reaver os valores gastos no processo, pagar uma taxa de 650 reais do nosso bolso sem a segurança de sermos reembolsados? Fora que não é tarefa fácil pedir reembolso junto aos orgãos. 

Descaso total, isso gera desgaste e insatisfação por parte do cliente, explicamos que a culpa não é nossa mas quem faz contabilidade sabe como é chato. O tomador do serviço só vai pagar o serviço já prestado diante a nota emitida e a cliente não tem o CNPJ por erro de planejamento da Receita Federal, não tenho palavras pra mostrar meu desagrado com a situação.

Por aqui estamos quase completando 2 semanas corridas de expectativa, atualizando site e tentando novamente de manhã, tarde e noite.

RODRIGO DA SILVA COELHO

Rodrigo da Silva Coelho

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 10:17

Bom dia, é impressionante o descaso da RFB.. Se ao menos fizessem um posicionamento oficial, para que nós contadores pudéssemos apresentar uma justificativa aos nossos clientes, sobre prazos etc. Mas da forma que estão tratando o assunto, parece que isso não está acontecendo. Será que é tão difícil resolver o problema? E se não forem resolver, que venham a público e nos dê outra solução, mas com urgência, já estamos há mais de uma semana nessa enrolação.

NICOLLY MACHADO GOMES

Nicolly Machado Gomes

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 3 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 10:33

Bom dia.

Desisti de esperar e acabar perdendo um cliente, mesmo eu explicando que não é culpa nossa, é de entender o lado dele também. Comecei hoje um processo do zero para liberar o CNPJ, teremos custo e trabalho em dobro, mas já que a Receita não diz nada é a única solução que achei.

Depois que liberar o CNPJ terei que fazer a baixa do mesmo.

GIANCARLO BENVENUTO

Giancarlo Benvenuto

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 2 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 10:54

Nada ainda, desde o dia 28/07, passando o dia no portal tentando fazer a transmissão, no Receita Atende sempre a mesma resposta de que estão trabalhando para ajeitar e nada, mandando aguardar, aqui é o mesmo caso, o cliente aguardando o CNPJ para formalizar seu contrato e receber, a gente de mãos atadas, e eles achando que é problema nosso, que não somos capazes de abrir a empresa, absurdo.

Natalia Oliveira Barros

Natalia Oliveira Barros

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 2 horas Terça-Feira | 4 agosto 2026 | 11:00

Pessoal,
Também estava com dificuldade para gerar o CNPJ pelo módulo. Abri novamente em uma aba anônima e fiz todo processo por lá. Deu erro inúmeras vezes, mas fiquei apertando F5 até que uma hora deu. Consegui agora dia 04/08 às 10:50 +-. Estou com dúvida se foi isso que eu fiz ou se foi em razão do procedimento que o cartório de PJ que registrou o contrato social fez. Eles demoraram vários dias na semana passada, dizendo que estavam com problemas para liberar o DBE e só liberaram no dia 31/07. Falaram que se não fosse realizado esse procedimento, eu teria problema na emissão do CNPJ. TALVEZ os órgãos de registro que deferiram os contratos não fizeram todos os procedimentos para realizar as liberações no DBE, ou fizeram e algo não deu certo em razão do período de instabilidade, o que pode estar impedindo a geração do CNPJ, mas isso é apenas uma SUPOSIÇÃO. Me solidarizo com todos que estão com dificuldades, principalmente porque o cliente nos cobra e não temos respostas oficiais. Se realmente for isso, talvez seja necessário realizar os atos novamente.

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies