x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 208

TRANSFORMAR MEI EM MICRO EMPRESA

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 horas Terça-Feira | 27 janeiro 2026 | 17:18

Olá boa tarde! Estou com caso aqui de MEI que pessoa disse que acha que ultrapassou o limite e esta pessoa quer que faça o desemquadramento para micro empresa, sei que tem da entrada no desemquadramento, sei os passos, sei que tem informar a junta comercial, mas lá no site da junta vai precisar mesmo tem que ter um contrato registrado? Ou é só ir no site da junta e fazer alteração dos dados da empresa para transformar o MEI em Empresario individual? E sobre alteração do cadastro da prefeitura, aqui no rio as empresas emitiam as notas fiscais no site chamado (nota carioca), como as notas passaram a serem emitidas no portal nacional, mesmo assim teria que atualizar o cadastro no site de emissão de notas fiscais da prefeitura? Pois pelo que vi lá e quando vai emitir nota fiscal, e pelo q entendi o que teria que fazer era so alteração cadastral mesmo de com relação alvará e natureza juridica. E dúvida de quanto está sendo cobrado para fazer estes serviços. E se na junta comercial RJ se tem tabela de taxa para quando muda de MEI PARA MICRO EMPRESA. É SÓ ESTE TIPO DE TAXA QUE O CLIENTE TERÁ QUE PAGAR? SERÁ QUE VAI TER PAGAR TAXA DE ALVARÁ ? PELO MEI JA TINHA MAS COM A MUDANÇA PRA MICRO EMPRESA NÃO SEI SE TERÁ QIUE PAGAR. AGRADEÇO O RETORNO AI PESSOAL!

Rubens Ramalho

Rubens Ramalho

Bronze DIVISÃO 1 , Consultor(a) Tributário
há 13 horas Terça-Feira | 27 janeiro 2026 | 18:58

Boa noite Daiana, tudo bem?

Quando o MEI é desenquadrado para Microempresa, não é só “alteração cadastral simples”. O procedimento envolve registro formal na Junta Comercial.

Junta Comercial (RJ)

Na JUCERJA, é obrigatório registrar um Ato de Transformação de MEI para Empresário Individual (EI).
Isso gera um Requerimento de Empresário, que substitui o CCMEI. Não é contrato social (porque EI não tem contrato), mas é um ato formal registrado, com taxa da Junta.

* Portanto: sim, há registro na Junta e há taxa (não é só clicar e mudar dados).

Receita Federal

Após o registro na Junta:
- o CNPJ é automaticamente atualizado para Empresário Individual – ME,
- o regime passa a ser Simples Nacional (se optar).

Prefeitura do Rio (ISS / Nota Carioca)

Mesmo usando o Portal Nacional da NFS-e, é obrigatório atualizar o cadastro na prefeitura:
- alterar natureza jurídica (de MEI para ME),
- atualizar alvará/licenciamento, se exigido.

*O Portal Nacional não dispensa o cadastro municipal; ele apenas centraliza a emissão.

Taxas e custos
- Taxa da JUCERJA (ato de transformação)
Possível taxa de alvará municipal (depende da atividade e do enquadramento no RJ)
- Não é só a taxa da Junta em todos os casos

Honorários

No mercado (RJ), costuma variar conforme complexidade:
desenquadramento + Junta + prefeitura + Simples
valores variam bastante, mas não é serviço simples de MEI.

Atenciosamente,
Rubens Ramalho
Consultor em Planejamento Tributário e Controladoria Estratégica
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade