x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.757

Abertura - PASSO A PASSO

VINICIUS GUIRALELLI

Vinicius Guiralelli

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 21:50

Boa Noite

Pessoal sou recém formado em Contábeis e acabo de perceber que não tenho conhecimento necessário para abertura de uma empresa.
Pude verificar que exustem vários tópicos que falam do assunto, porém nenhum específico do que preciso e espero contar com a ajuda de vocês.

Preciso abrir uma empresa de PUBLICIDADE E PROPAGANDA, sei que ela não se enquada no SIMPLES NACIONAL, porem estou vendo uma forma da alteração do ramo de atividade, pois preciso realmente que ela seja no SIMPLES NACIONAL.
Após verificar isso, o que devo fazer inicialmente passo a passo ? Como e onde registar, o que devo fazer primeiro ? Eu como contador com CRC registrado posso gerar as guias, se sim como ?

Por favor me ajudem.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 22:52

Caro Vinicius, boa noite.

Preciso abrir uma empresa de PUBLICIDADE E PROPAGANDA, sei que ela não se enquada no SIMPLES NACIONAL, porem estou vendo uma forma da alteração do ramo de atividade, pois preciso realmente que ela seja no SIMPLES NACIONAL.


Se uma empresa é vedada de enquadrar-se no Simples Nacional, não há maquiagem que a faça enquadrar, devendo a mesma partir para o Lucro Presumido ou real.

Mas prefiro crer que tenha se expressado de forma dúbia, e que irá a empresa de fato e na prática, alterar o seu objeto social.

Na verdade o que voce solicita não é tão simples de passar numa mera resposta aquí do Forum.

Sempre tenho orientado os consulentes que estão no mesmo caso que voce, que tenham uma passagem de trabalho num escritório de contabilidade, que é o ambiente mais propício para se pegar as práticas necessárias e mínimas, passando pelos departamentos fiscal, trabalhista, contábil, abertura de empresas, etc.

Analiticamente falando, os registros seriam na Junta Comercial, Receita Federal, Sefaz do seu estado, Prefeitura, que te cobrará os alvarás complementares, como corpo de bombeiros, vigilância sanitária, etc.

Então sugiro que entre nos sites desses órgãos que certamente te oferecerão as instruções de como proceder. Não sendo as informações suficientes, compareça pessoalmente aos locais.

Vinicius, importante também que nesse momento em que está iniciando suas atividades, que tenha assessoria de um profissional experiente, já que alguma omissão na entrega de informações ao fisco geram além de muitos transtornos, consequencias financeiras para o contador, que por desconhecimentos de todas as suas obrigações ou mesmo por esquecimento, não raro, acaba pagando multas. Portanto, não se isole.

Sobre a questão de gerar as guias, efetuar escriturações, prestar obrigações acessórias ao fisco, etc, etc, é obrigação do contador, que deverá ter um contrato de prestação de serviço celebrado com a empresa contratante, que entre outras coisas, trata dos direitos e obrigações de cada uma das partes.

Att

Hugo.




Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 23:05


Caro Vinicius.

Sendo voce usuário novo aquí no Fórum Contábeis, sugiro sempre que acessá-lo para fins de consulta, ir no canto superior direito dessa página, na opçao pesquisar.

Por exemplo, voce digitando: abertura de empresa passo a passo, aparecerão alguns links.

Como exemplo, veja esse aquí, com Contribuição do Reinaldo Hassen: clique aqui

Boa sorte.

Att

Hugo.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade