x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 175

Obrigações Acessorias Simples Nacional/Inova Simples

Vinicius Maciel Pires

Vinicius Maciel Pires

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 11 semanas Domingo | 22 fevereiro 2026 | 01:57

Sou estudante de Ciências Contábeis e gostaria de sair um pouco da teoria para vivenciar a prática. Como na minha região está difícil conseguir estágio, decidi abrir um CNPJ para simular e praticar as obrigações contábeis e fiscais na rotina de uma empresa.
Gostaria de saber:
Como posso consultar e acompanhar as obrigações acessórias de uma empresa enquadrada no Simples Nacional (Inova Simples)?
Quais atividades e obrigações posso praticar legalmente sem o CRC ativo, considerando que possuo o CRC Jovem?

Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 4 semanas Sexta-Feira | 10 abril 2026 | 11:29

Bom dia,
As rotinas dependem da tributação do CNPJ (MEI, Simples, LP, LR). 
Nesse CNPJ que você menciona ter aberto, está em qual regime de tributação? 

No Simples Nacional, na parte contábil, você possui a DEFIS anual e os registros dos livros na junta comercial do seu estado.
Na parte fiscal, PGDAS mensal e EFD-reinf caso há movimento, consequentemente transmissão da DCTFWeb.

Essas declarações você consulta todas no E-cac com acesso da empresa, ou acesso PF do sócio. 

Se a empresa estiver no Simples Nacional, você é obrigado a ter contador com CRC ativo, no MEI, não há essa obrigação. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade