x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 22

Abertura de empresa - Opção pelo simples nacional

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Quinta-Feira | 5 março 2026 | 17:28

Antigamente a opção pelo simples era retroativa a data da abertura da empresa na Junta Comercial do Estado de SP. Agora está saindo com a data do pedido. Por exemplo, CNPJ dia 20/02/26. Pedido de opção 02/03/26. Aparece a empresa no CNPJ como inicio de atividade em 20/02/2026, porem a opção pelo simples data de 02/03/2026. Como consequência o mes de fevereiro de 2026 a empresa não era optante pelo simples. Isso acarreta em ter que cumprir as obrigações tais com Escrituração fiscal digital ICMS/IPI e ECD-Contribuições referente fevereiro/2026 e ainda a ECF tambem desse período. Voces tiveram algum caso asiim?

Cledson L. P. Lima

Cledson L. P. Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 3 horas Quinta-Feira | 5 março 2026 | 18:27

Oswaldo Luiz Valejo, boa tarde!

Você me deu um alerta aqui com seu questionamento no qual fui ver um cliente que abri, o CNPJ foi emitido em 29/01/2026 e só consegui finalizar a inscrição no dia 30/01 com aquela situação de sistema instável, dando erro toda hora, pois bem.
Dia 02/02 já na segunda feira já tinha o CNPJ emitido e foi quando entrei no Simples pra ver a condição, está como optante desde 30/01/2026 - não está com data de abertura, entendo que está de forma geral. No meu caso está dentro do próprio mês de abertura, inclusivo teve que gerar o PGDAS sem movimento, tudo normal.

Agora no seu caso fiquei curioso em saber. Você já tirou o relatório de situação fiscal pra ver se está cobrando as obrigações acessórias de Fevereiro como fora do Simples ?

Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir.
Auxiliar de Escritorio Senior
whatsapp: 11 9.8875-7836

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade