x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 320

Emerson Silva

Emerson Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 semanas Quarta-Feira | 18 março 2026 | 11:50

Bom dia...

A IN 2290/25 institui o formulário digital de beneficiários finais (e-BEF), contudo não estou localizando onde preencher esse formulário. Ao acessar o e-CAC com o certificado da PJ não localizo essa opção e ao acessar o portal para preenchimento informa que é necessário um e-CPF, contudo, ao acessar com e-CPF não encontra nenhuma empresa para confirmar ao CPF porque não houve vinculação. Alguém tem alguma informação a respeito?

Desde já, grato.

Atenciosamente,

Emerson

Rivany

Rivany

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 5 semanas Quarta-Feira | 1 abril 2026 | 16:24

Boa tarde Emerson,

Eu estou com dúvida na obrigatoriedade de entregar para as empresas constituídas em 2026. No seu entendimento a declaração que deve ser entregue até 30 dias após a abertura do CNPJ será obrigatória para toda empresa que tenha natureza jurídica obrigada? Ou ela poderá ter dispensa também como as empresas já constituídas são dispensadas? Minha consultoria me falou que a legislação não está clara e que por prevenção orienta a entrega da declaração de todo CNPJ aberto em 2026. Mas eu já tenho empresas que foram abertas em janeiro e que eu tinha o entendimento que não precisaria entregar. Se eu entregar agora posso gerar uma multa, ou se não entregar, pode ser pior pois a multa é por mês/fração, por falta de uma legislação clara como sempre.

Exemplo: 
1- uma empresa limitada aberta em 2026,  ela terá faturamento abaixo de 4,8 milhões e estará dispensada de entregar a declaração no ultimo dia do ano calendário conforme orientação publicada em 31/10/2025 pela Receita federal. Mas ela estaria dispensada de entregar a declaração na abertura por futuramente ser desobrigada?

Pois na orientação fala que deve ser entregue a e-BEF quando:
- 30 dias contados da inscrição no CNPJ, alteração dos beneficiários ou da data em que a entidade passar À CONDIÇÃO DE OBRIGADA;
- Atualização anual obrigatória até o último dia de cada ano-calendário, mesmo quando não houver alterações;

No caso as empresas novas serão consideradas todas obrigadas? 

Quanto ao problema de acessar o formulário para preenchimento eu não estou com dificuldade para acessar. Eu entrei com um certificado e-CPF e mudei para representante legal da empresa. Assim te dará acesso para informar.

Desde já grata,

Atenciosamente.

Rivany

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade