x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 25

Primeira Abertura de Empresa para Corretor de Imóveis

Bruno Alves dos Santos

Bruno Alves dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Sábado | 21 março 2026 | 17:55

Prezados,

Sou Contador iniciante e espero através deste tópico encontrar luz às minhas dúvidas.
Com muita insistência e confiança uma colega me incentivou a abrir sua empresa de Corretora de Imóveis. Estou na fase ainda de coleta de informações.

CASE: Ela possui CRECI-PF e atua em uma imobiliária no litoral de São Paulo. Segundo informação obtida, ela recebe comissões de venda e aluguéis em sua conta pessoa física e gostaria de abrir uma empresa para receber esses valores e ter redução tributária e também uma melhor organização financeira. 

Não menos importante, a questão da pejotização está superada.

Gostaria de orientações e ratificação do meu entendimento para que eu não prejudique de alguma forma a minha "cliente".

a) SLU ou Empresário Individual?
-Comentário: Embora a SLU proteja o patrimônio, o custo da Anuidade do CRECI-PJ é significamente mais caro. A cliente optou por SLU, mas ela não sabe que o custo da anuídade muda conforme opção escolhida na abertura.

b) CNAE escolhidos: 
6821-8/01 – Corretagem na compra e venda de imóveis (Principal)
6821-8/02 – Corretagem no aluguel de imóveis
-Comentário: Limitei a estes dois para que possamos ficar no Anexo III do SIMPLES NACIONAL, porém obrigará a ter CRECI-PJ

c) COM estabelecimento ou SEM estabelecimento?
-Comentário: Ela fica na praça/postos da imobiliária para a qual ela trabalha, neste local possui atendimento ao público. Assim, pensei quando da consulta de viabilidade, inserirei o endereço de sua residência e na opção SEM estabelecimento. Algum problema?

d)Ela NÃO possui comprovante de endereço em seu nome. Pode ser uma Declaração?