x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 25

Primeira Abertura de Empresa para Corretor de Imóveis

Bruno Alves dos Santos

Bruno Alves dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Sábado | 21 março 2026 | 17:55

Prezados,

Sou Contador iniciante e espero através deste tópico encontrar luz às minhas dúvidas.
Com muita insistência e confiança uma colega me incentivou a abrir sua empresa de Corretora de Imóveis. Estou na fase ainda de coleta de informações.

CASE: Ela possui CRECI-PF e atua em uma imobiliária no litoral de São Paulo. Segundo informação obtida, ela recebe comissões de venda e aluguéis em sua conta pessoa física e gostaria de abrir uma empresa para receber esses valores e ter redução tributária e também uma melhor organização financeira. 

Não menos importante, a questão da pejotização está superada.

Gostaria de orientações e ratificação do meu entendimento para que eu não prejudique de alguma forma a minha "cliente".

a) SLU ou Empresário Individual?
-Comentário: Embora a SLU proteja o patrimônio, o custo da Anuidade do CRECI-PJ é significamente mais caro. A cliente optou por SLU, mas ela não sabe que o custo da anuídade muda conforme opção escolhida na abertura.

b) CNAE escolhidos: 
6821-8/01 – Corretagem na compra e venda de imóveis (Principal)
6821-8/02 – Corretagem no aluguel de imóveis
-Comentário: Limitei a estes dois para que possamos ficar no Anexo III do SIMPLES NACIONAL, porém obrigará a ter CRECI-PJ

c) COM estabelecimento ou SEM estabelecimento?
-Comentário: Ela fica na praça/postos da imobiliária para a qual ela trabalha, neste local possui atendimento ao público. Assim, pensei quando da consulta de viabilidade, inserirei o endereço de sua residência e na opção SEM estabelecimento. Algum problema?

d)Ela NÃO possui comprovante de endereço em seu nome. Pode ser uma Declaração?
-Comentário: pensei em pedir uma Declaração assinada pelo Gov.br, anexos Contrato de Locação em nome do seu conjuge e Certidão de casamento.

e)Eu tenho Certificado Digital, mas ela não. Com o advento das assinaturas pelo Gov.br pretendo coletar a assinatura dela dessa forma e quando possível ela me outorgando poderes. Para reduzir os gastos desnecessários para ela, pelo menos neste momento, suponho que não haverá necessidade de qualquer Certificado Digital para ela, concordam? Se não me falhe a memória, no GissOnline, para emitir notas fiscais só exige certificado se for emissão em massa.  

f) Outra alternativa, uma vez que ela presta serviços a uma imobiliária e nada mais e nada menos, prestará auxílio na condição B2B, seria ao invés de abrir a empresa com os CNAE de CORRETAGEM seria optar por:
7490-1/04 – Intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral (principal)
7020-4/00 – Consultoria em gestão empresarial (secundário)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade