x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 139

QUAL CNAE UTILIZAR PARA MONTAGEM DE BICICLETA

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 9 semanas Quarta-Feira | 8 abril 2026 | 19:59

Boa noite, Peço uma orientação. Tenho um cliente que atua no ramo de comércio varejista de bicicletas CNAE 4763-6/03 e comércio varejista de peças e acessórios novos para motocicletas CNAE 4541-2/06. Estou com duvida quanto ao CNAE de uma montadora de bicicleta, pois ele compra as peças e quer fazer a montagem de bicicletas e vender, ou seja, ele vai comprar as partes separadamente e montar, para depois vender.Seria o  CNAE 3092-0/00? Algum impedimento sendo simples nacional?Desde já agradeço.

Leila
CAIO CEZAR DE SOUZA

Caio Cezar de Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 semanas Quinta-Feira | 9 abril 2026 | 08:18

Olá, bom dia.

No caso descrito, como o cliente compra as peças separadamente, realiza a montagem e vende a bicicleta pronta, a atividade deixa de ser apenas comércio e passa a ser considerada industrialização (montagem).
Dessa forma, o CNAE mais adequado é:

Julia Giovenardi Karnal

Julia Giovenardi Karnal

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 9 semanas Quinta-Feira | 9 abril 2026 | 08:19

Bom dia. 
CNAE para montagem de bicicleta: 3092-0/00 Fabricação de bicicletas e triciclos não motorizados, peças e acessórios.
De acordo com o Concla - IBGE, engloba a atividade 3092-0/00BICICLETAS OU TRICICLOS; MONTAGEM DE
até pq, como ele monta um produto novo a partir de peças, subentende-se que se caracteriza como "fabricação".
Anexo II do SN. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies