x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 162

abertura de empresa na cidade de são paulo imovel ainda não regularizado

Luiz Gustavo Parrilha

Luiz Gustavo Parrilha

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 semanas Quarta-Feira | 6 maio 2026 | 11:32

Olá, bom dia!
Alguém poderia me orientar, por favor?
Não sou da cidade de São Paulo e fui procurado por um cliente para abertura de empresa em um imóvel recém-entregue (cerca de 1 mês). Porém, ao consultar o IPTU, o cadastro na Prefeitura de São Paulo ainda consta como “terreno sem construção”.
Segundo os corretores, o imóvel já possui Habite-se e o processo de regularização foi protocolado recentemente, e que com o alvará de execução já seria possível prosseguir com a abertura.
No entanto, ao dar entrada pelo Facilita SP, no momento em que insiro o número do IPTU, a viabilidade é automaticamente indeferida, provavelmente devido a essa inconsistência cadastral.
A atividade da empresa será CNAE 9313-1/00 – Atividades de condicionamento físico.
Diante disso, gostaria de saber:
Existe alguma forma de contornar essa situação e prosseguir com a abertura utilizando, por exemplo, o alvará de execução ou outro documento?Ou, nesse caso, é necessário aguardar a atualização/regularização do cadastro do imóvel junto à prefeitura para dar continuidade ao processo?Agradeço desde já pela ajuda!

Caique Goya

Caique Goya

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 13 semanas Quarta-Feira | 6 maio 2026 | 17:58

Luiz, boa tarde!

Você pode utilizar a opção imóvel sem regularização e o sistema irá permitir seguir.

Att,
Caique Goya
Analista de Departamento Paralegal
Luiz Gustavo Parrilha

Luiz Gustavo Parrilha

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 08:22

Caique eu fiz nessa forma mas agora estou com dificuldades para regularizar na prefeitura, como não sou de são paulo nao sei bem como fazer, ao ligar na sub prefeitura fui informado que teria que ir presencialmente em uma unidade do descomplica para solicitar isso, eu ja tenho a inscrição municipal e todos os outros processo ja estão feitos, apenas nao consigo emitir o alvará da prefeitura. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies