x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 38

QUADRO SOCIETÁRIO NÃO FOI ATUALIZADO NA RECEITA FEDERAL

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 4 horas Terça-Feira | 30 junho 2026 | 10:37

Olá caros colegas,
Estou com uma dúvida e talvez vocês possam me auxiliar.
Uma empresa aqui do escritório teve seu quadro societário alterado em 2003, tudo devidamente registrado na junta comercial, porém, na receita federal não foi alterado, ainda consta o antigo sócio que se retirou da sociedade.

Alguém poderia me dar uma ideia de como proceder para corrigir isso? Pensei em fazer um DBE de alteração de quadro social normalmente, informando os dados de todos os sócios (inclusive o antigo que saiu em 2003) e entrar com processo na receita para atualizar o CNPJ.
O que acham? 

Kaue Richeti

Kaue Richeti

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 3 horas Terça-Feira | 30 junho 2026 | 11:45

Bom dia!
Pega a certidão de inteiro teor do ato, faz um DBE indicando que já foi registrado no órgão competente, coloca a mesma data do registro do ato na Junta Comercial.
Quando sair o DBE, protocola no E-Processo dentro do ECAC.

Se precisar de ajuda, pode chamar no WhatsApp.

CONTAFACIL ASSESSORIA
(18) 99668-7420
Enquanto você cuida da sua empresa, a gente cuida da sua burocracia. Entre em contato e facilite sua rotina!
Caique Goya

Caique Goya

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 36 minutos Terça-Feira | 30 junho 2026 | 14:09

Junior, boa tarde!

É exatamente dessa forma que deve proceder, prepara o DBE com os dados do documento registrado e após a liberação envia por processo digital no E-CAC.

Att,
Caique Goya
Analista de Departamento Paralegal
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies