Junior Garcia
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Colegas, caso concreto que apareceu aqui no escritório: cliente já é MEI de uma atividade (comércio) e começou a receber Comissão Extra da Shopee como afiliado. O CNAE de agenciamento/intermediação (7490-1/04), típico do afiliado, não está na lista permitida ao MEI.
Na minha leitura, isso fecha a porta pra "encaixar" a nova atividade no mesmo MEI (ainda que o faturamento somado ficasse dentro do teto de 81 mil) — o problema não é limite de faturamento, é CNAE fora da lista. O caminho normal seria abrir um CNPJ novo (SLU/LTDA no Simples) só pra atividade de afiliado, mantendo o MEI como está para a atividade original.
Mas queria confirmar na prática com quem já resolveu situação parecida: vocês já tiveram cliente nessa dobradinha (MEI de uma atividade + afiliado de marketplace por fora)? Confirmam que abrir CNPJ novo é o caminho, ou existe alguma hipótese de encaixar as duas atividades numa única estrutura que eu esteja deixando passar? Como vocês têm orientado?
(Me identificando como sempre: sou contador na Garcia Contabilidade, em Ponta Grossa/PR.)