x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 15

Licenciamento exige Responsável Técnico do Corpo de Bombeiros Empresa de Marktplace

Amanda Nascimento

Amanda Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 2 horas Domingo | 23 agosto 2026 | 20:27

Olá pessoal, tudo bem? Alguém pode me tirar uma dúvida? Estou fazendo isso pela primeira vez.

Tenho um cliente que era MEI, já desenquadrei ele, ele está no Simples Nacional e agora é uma Sociedade Limitada. O processo de transformação foi deferido na JUCESP, e agora estou fazendo o licenciamento da empresa dele no sistema da Prefeitura de SP.

Durante o licenciamento, ele está pedindo pra eu fazer a solicitação junto ao Corpo de Bombeiros (abri um PTS - Projeto Técnico Simplificado, já que é uma edificação de baixo risco, 199m², residencial). Só que, ao preencher, o sistema está pedindo os dados de um Responsável Técnico (CREA/CAU + ART/RRT).

Queria confirmar: é isso mesmo, preciso ir atrás de um responsável técnico (engenheiro ou arquiteto) pra fazer essa solicitação? No caso dele é realmente necessário?

Explicando o contexto: ele tem uma casa própria, vende só pela internet (marketplace), mas o estoque fica guardado na casa dele, e ele e a esposa costuram as peças lá dentro. Fica sempre de portão fechado, não é loja física, não recebe cliente.

Quem puder me orientar, agradeço! E se souberem, queria entender também: mais ou menos quanto ele vai pagar nesse processo todo (taxa do Corpo de Bombeiros + honorários do responsável técnico)? E o que acontece se a gente não fizer esse processo do Corpo de Bombeiros, dá pra pular essa etapa de alguma forma, ou o licenciamento simplesmente não sai?

Desde já, obrigada! ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies