x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 2.443

Abertura de empresa e contabilidade

Hélio Cardoso Júnior

Hélio Cardoso Júnior

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Eletrônica
há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 16:54

Boa Tarde ! Preciso muito da ajuda de vocês aí . É o seguinte , sou funcionário público mas também trabalho com música , faço eventos , etc e como faço muitos eventos corporativos estou tendo que emitir nota fiscal.Para não depender de ninguém como vem acontecendo , gostaria de abrir minha própria empresa e gostaria de saber se pelo fato de eu ser funcionário público posso colocá-la em meu nome ou devo colocar no nome de meu pai por exemplo ?
Outra dúvida que tenho é que eu sou formado em ciências Contábeis mas nunca exerci a profissão , ainda não tirei CRC e gostaria de saber se eu mesmo posso ser o contador dessa empresa e o que eu devo fazer para isso , me disseram que teria que adquirir um software , que de repente seria inviável . Por favor conto com a ajuda de vcs pois estou iniciando e não posso arcar com muitas despesas e se eu conseguir isso já me será de grande valia.
Obrigado pela atenção !

Vinicius Carneiro
Articulista

Vinicius Carneiro

Articulista , Diretor(a) Geral
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 18:03

Helio, boa tarde! Vamos lá

1) sendo funcionario publico, voce pode ter uma empresa no seu nome, DESDE que no seu estatuto de funcionalismo (voce vai ter que procurar isso) não tenha proibição expressa por incompatibilidade, e desde que voce não preste serviços para o proprio poder publico que é seu empregador.

2) a simples formação em ciencias contabeis sem o respectivo CRC (e agora exame de suficiencia) não autoriza voce a assinar pela contabilidade da firma. Voce pode ate faze-la na pratica, mas tera que ter um contabilista habilitado para representa-lo, por exemplo, perante a receita federal.