x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.197

Simples Nacional

Juliano Alex

Juliano Alex

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 11:25

Caro amigo, referente a vossa pergunta, a questão não é que obrigatoriamente deverá recolher o INSS, mas sim se a empresa tiver socio com pro-labore, ela deverá recolher o INSS em cima do pro-labore. Se a empresa estiver inativa, sem movimentação financeira e nem economica, não obriga a retirada de Pro-Labore consequentemente o não recolhimento do imposto.

Espero ter ajudado.

Hélio Cardoso Júnior

Hélio Cardoso Júnior

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Eletrônica
há 14 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 11:43

Juliano , Bom dia !

Primeiramente gostaria de lhe agradecer imensamente pela atenção . Só gostaria se possível de mais uma ajuda sua. Estou abrindo uma empresa optante pelo simples na área de eventos e produçaõ musical .Estou abrindo no nome de meu pai pois como sou funcionário público , não posso ter firma em meu nome . A dúvida é que consultando alguns amigos que tem empresa na mesma área , alguns deles recolhem o inss mensalmente e outros só pagam o imposto do simples quando da emissão de nota fiscal , então gostaria de saber se existe a possibilidade de eu abrir essa empresa sem recolher o inss mensalmente. muito obrigado . Fique com Deus !

Juliano Alex

Juliano Alex

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 13:04

Caro amigo é valida sua pergunta.

Veja bem, para existir uma empresa deverá existir uma pessoa que gerencie ela, correto!. Se esta pessoa que gerencia a mesma for um dos socios, então deverá ter uma salario, que se chama "PRO-LABORE", havendo este provento, então havera o fato gerador da incidencia do tributo do INSS. Assim, se voce abrir a empresa, e nomear um Administrador que responda, pela a receita, pelo o estado e municipio, o proprietario ou sócios estarão "apenas no papel", serão apenas investidores, ora que a responsabilidade em assinar, comparecer e outros estará sobre um nomeado.

Mas indenpendentemente voce ira acabando recolher o INSS, como o sócio proprietario da empresa, ou com Administrador nomeado.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade