x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 6.845

Duvida cruel: Opções p/ Representação comercial

Raimundo Jr

Raimundo Jr

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)
há 14 anos Sábado | 20 novembro 2010 | 02:20

Olá, td bem?

Bom, sou novo aqui no fórum, embora antes de postar algo, procurei dar uma olhada no histórico das mensagens pra não incorrer em postagens repetidas. Gostaria da opinião de vcs sobre uma empresa que pretendo abrir. Até procurei auxilio com uns contadores e não obtive consenso, diante disso, gostaria da opinião de vcs.
Sou representante comercial à pouco tempo e agora a empresa que represento me apertou e exige que Eu abra uma empresa de representação(Pessoa Jurídica). Como sou leigo no assunto, gostaria de algumas dicas de vcs. Minha função é apenas fazer a intermediação entre cliente e fabrica. Não comercializo nada. (Caso tenha interesses futuros em comercializar produtos, melhor abrir uma empresa em separado da de representação, pois a opção comercio pode utilizar o SSimples e com isso algumas vantagens que não disponho como representante?)
Até que relativo ao Core estou bem informado.

Vamos lá:

1- Quanto ao tipo de registro: Empresarial ou Autônomo?

2- Quanto a natureza. Ql seria melhor pra mim: empresário individual, sociedade simples pura, etc? Essa escolha tem alguma relação com mais impostos? Uns dizem que tenho que ter sócio e outra dizem que não preciso. E ae, isso realmente importa?

3- Posso utilizar minha casa ou preciso alugar um ponto comercial? Lembre-se, no momento não comercializo nada.

4- Que opções vcs sugerem em que eu tenha menos tributação.

Abrigado pela atenção

Um abraço,

Jr

Obs: Minha receita mensal, relativa a comissões, varia de 5 a 10 mil mês. Represento empresas de cosméticos.

A Prefeitura da cidade q moro, Teresina-PI, utiliza esse sistema
http://www.issdigitalthe.com.br/empresafacil/
Tem um manual, mas não saquei muita coisa.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 20 novembro 2010 | 08:40

Raimundo, bom dia.

1 - Prefira abrir empresa Limitada. Na individual, mesmo com CNPJ, seus rendimentos serão considerados como se fosse de PF.

2 - Prefira registrar sua empresa na Junta Comercial, já que alguns Conselhos dos Representantes Comerciais não reconhecem o registro em cartório, quando do registro da empresa no CORE.

3 - Para representantes comerciais, é permitido registro com endereço residencial. Essa é a analogia, mas certifique na prefeitura da sua cidade.

3.1 - Estou partindo do princípio de que sua empresa não possui inscrição estadual.

4 - Sendo vedado ingresso de empresas de representação comercial no Simples Nacional, pelas experiências vividas nesse segmento, opte pelo Lucro Presumido.

5 - Para empresas com faturamento anual até R$ 120.000,00, os impostos a serem pagos SOBRE O FATURAMENTO BRUTO, pela sistemática do Lucro Presumido serão:

Pis...............0,65%
COFINS........3,00%
CSLL.............2,88%
IRPJ.............2,40%
ISS...............consulte prefeitura

Caso outros esclarecimentos se façam necessários, favor retornar.

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Raimundo Jr

Raimundo Jr

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 00:10

Olá, Hugo, td bem?

Obrigado pelas dicas... Mas ficaram e surgiram algumas duvidas. Desculpa caso esteja fazendo perguntas bobas ou sem sentido, mas é pq sou leigo no assunto. Tenho q abrir essa empresa com uma certa urgência e estou meio perdido. Já procurei contadores, como citado anteriormente, mas não custa nada ter mais informações.

1-Sou obrigado a ter sócio ou isso não tem relevância? Com sócio terei algum beneficio? Pra mim ou pra ele? Isso não tá claro. Qnto a natureza da empresa.

2- Poderia esclarecer e desenvolver um pouco mais essa resposta sua "Prefira abrir empresa Limitada. Na individual, mesmo com CNPJ, seus rendimentos serão considerados como se fosse de PF"?

3- Lucro Presumido, poderia falar de suas desvantagens para o Representante Comercial? Pq é melhor e pq pode não ser uma boa alternativa.

4- creio q o faturamento chegue realmente a 120 mil... e se a vir a passar disso? O que vc indicaria? Embora dificilmente irá passar... mas

Ah, obrigado pela dica qnto a Junta comercial...

Reitero os agradecimentos.

Um abraço,

Jr

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 07:47

Raimundo, vc não tem saída- ou Lucro Presumido ou Lucro Real.Para vc Lucro Real não compensa, precisa ter despesas e a contabilidade é cara.
Vc precisa ter um sócio para formar uma empresa limitada, pode ser um sócio com apenas 1%.Vantagens não tem nenhuma.
Se vc abrir como autonomo (PF) a empresa contratante não vai aceitar ,ela quer Juridica para diminuir seus custos.Se a Contratante aceitar autonomo vai pagar 20% para o INSS.
Para Lucro Presumido vc precisa ter um bom contador devido as obrigaçãoes acessorias (DCTF,DACON,etc) que geram multas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade