x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 3.294

Exigencia do CNAE no contrato social

guilherme teixeira

Guilherme Teixeira

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 13:54

O contrato social da minha empresa foi elaborado com base no registro civil, mencionando as atividades que a empresa presta e foi homologado pela Junta Comercial do Para.
Quando dei entrada na Receita Federal para a criacao do CNPJ, foi negado porque, segundo o analista da Receita, e obrigatorio que antes de cada atividade, seja colocado o respectivo CNAE.
Isto e legal ou trata-se de invencionismo do funcionario da Receita ? O que posso fazer para resolver este impasse ?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 21:49

Caro Guilherme, boa noite.

Embora eu tenha o hábito de descrever os CNAEs nas atividades sociais da empresa no contrato social, trata-se simplesmente de um critério (fica até mais fácil no momento de preencher as fichas do CNPJ).

Mas o funcionário da Receita Federal está sim equivocado (imagina se a Junta Comercial iria aprovar um cadastro com uma omissão dessas, se obrigada constar fosse).

Trata dessa questão, o Art. 997 da Lei 10.406 de 10/01/2002:

Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

I - ...
II - denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;

Como vê, pede-se o objeto, não vinculando o CNAE.

Dessa forma, pode questionar da Receita Federal, não havendo porque proceder um alteração contratual só para atender a uma solicitação sem fundamentação legal.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade