x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 8.755

MEI - Desenquadramento e Filial

Valdenir Prates

Valdenir Prates

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 11:13

Empresário do ramo de informática (comércio e manutenção) registrado no MEI em Curitiba, decide sair do MEI para ter direito á Inscrição Estadual e para poder abrir filial. O desenquadramento do MEI na Receita Federal foi feito via portal do SIMEI e está ok. Na Junta Comercial a orientação foi para entrar com processo de Extinção e abrir nova empresa (novo NIRE) já com a previsão da filial, está em processo.
Mas e na etapa seguinte, como fazer a alteração do Alvará na Prefeitura de Curitiba e a vinculação do CNPJ (que não alterou) com o novo NIRE?
Alguém já fez esse processo, pode dar alguma dica? Estamos com informações desencontradas na Prefeitura e na Junta Comercial.

Valdenir E. C. Prates
PRACONT Contabilidade & Gestão
Curitiba/PR https://www.pracont.com.br
Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:01

Valdenir,

O MEI registrado em São Paulo com atividades do comercio, já é inscrito automaticamente no estado, quanto a mudança da forma da tributação estou fazendo uma mudança de uma empresa aqui em Guarulhos e não ha necessidade de baixar a empresa e abrir outra, me orientaram a entrar com alteração na junta comercial da denominação social, retirando o CPF do nome, e solicitar o emquadramento de ME e a patir dai seguir os procedimentos normais, alterar na receita federal e posteriormente obter a inscrilção e o alvará da prefeitura.

Assim que concluir meu processo vou postar aqui.

At.
Wilson

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 14:55

Boa tarde!
Por favor alguém me ajude!
Tenho um cliente que deixou de ser MEI a partir de 01/2012. Solicitei o desenquadramento na Receita. Quando fui dá entrada no pedido de viabilidade na Jucerja para alterar as atividades entre outras alterações, fui informado pelo sistema que a atividade escolhida não era compatível para MEI. Me dirigi ao posto da Jucerja que funciona na prefeitura e lá fui informada que antes de fazer as alterações deveria solicitar o desenquadramento do MEI na Junta Comercial, que existia um formulário, mas que ela não sabia informar onde e nem como é este... aff! Segundo ela, somente após a mudança do NIRE que será possível viabilizar.
Alguém tem noção do que devo fazer. Ligo pra Jucerja no Rio e ninguém atende. Será que terei que me despencar de Maricá para ver se alguém da sede sabe desse formulário?
Por favor me ajudem!

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade