x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.193

Dois CNPJs no mesmo endereço.

ELISANGELA BARROS

Elisangela Barros

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 21:35

Pessoal estou precisando de ajuda, tenho um cliente que possui um comercio ME aberto e em perfeito funcionamento, porém ele deseja abrir outro comercio no mesmo local, mais com ramo de atividade diferente e no nome do Irmão dele, mais no mesmo endereço, posso fazer isso,andei pesquisando e me deram a sugestão de uma com endereço “A” e a outra com “B”, minhas duvidas seriam como irei proceder na prefeitura já que a loja já esta autoriza para a primeira empresa, e em relação ao fisco, se houver fiscalização, o que irá acontecer, já que existirão duas empresas no mesmo lugar mais com empresários diferentes, por favor me ajude para que eu possa instruí-lo.

Elisangela Barros
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 21:57


Elisangela, boa noite.


Pelas vias legais, não há como ter dois estabelecimentos comerciais, com inscrição estadual, num mesmo endereço.

me deram a sugestão de uma com endereço "A" e a outra com "B",


Isso só será possível se forem pontos separados. Se interligados, essa pretensão ficará prejudicada.

Para o caso, aplica-se a teoria de Newton, onde "dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço", e em assim sendo, não hesite em falar para o seu cliente que tal pretensão não é permitida por lei (ou simplesmente pelo puro bom senso).

Só para ratificar este ponto de vista, imagine quando o fisco eventualmente for fiscalizar o ponto...que confusão isso geraria, não?

Por fim, acredito que os órgãos competentes (prefeitura e SEFAZ) não liberariam o segundo ponto em seu laudo de vistoria, o que nos parece óbvio.


Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.