x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 23.395

Esteticista X MEI - Dúvidas

Paula Souza Castilho

Paula Souza Castilho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 11:36

Bom dia a todos!!

Um cliente que presta serviços estéticos, cnae 96.02-5/02 e que irá abrir empresa pelo MEI, irá utilizar aparelhos estéticos como Digion, Ultra-som, Manthus (nenhum invasivo). Gostaria de saber se a esteticista utilizando-se desses aparelhos não invasivos pode abrir a empresa optante pelo MEI? E se é necessário supervisão de um fisioterapeuta?

Fico no aguardo, obrigada!

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 15:53

Olá Paula,

De acordo com o ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO CGSN Nº 58, DE 27 DE ABRIL DE 2009
(Vigência a partir de 1º de dezembro de 2010), este cnae consta na tabela ref. ao enquadramento como MEI, porem, precisa primeiramente fazer uma análise mais aprofundada, pois essa atividade, esta em evidencia no mercado e como prevê a legislação do MEI, o faturamento anual previsto é de R$ 36.000,00, sendo R$ 3.000,00 mensais. Caso o microempreendedor individual ultrapasse esses limites em até 20%, terá que fazer o desenquadramento e recolher a multa ref. ao valor excedido. Caso ultrapasse os 20%, deverá proceder da mesma maneira acima, porém a data de desenquadramento será a de inicio de suas atividades iniciais. Foi postado anteriormente, pelo Wilson (não me recordo bem) algumas desvantagens desse enquadramento de MEI, que o governo deixou de dar enfase qdo o elaborou. Sugiro que faça uma análise mais detalhada.
Abrçs.

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Paula Souza Castilho

Paula Souza Castilho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 16:39

Olá Maurício, boa tarde!

Primeiramente, muito obrigada pela ajuda!
A esteticista, a princípio, atenderá em domicílio e o lucro no primeiro ano talvez não ultrapasse os R$ 36.000,00 anual. Acredito que seria interessante no 1º ano optar pelo MEI e a partir do 2º ano onde optar pelo Simples, devido o aumento das clientes. Mas vou pesquisar mais antes de dar um retorno a ela.

Obrigada!!

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 21:02

Paula e Maurício boa noite, tudo bem com vcs? Eu sou Cris, vi os questionamentos de vcs e vim dar uma opinião tb rs.

Primeiro é muito importante Paula que entenda com muito detalhes a atividade de seu cliente, pela sua pergunta:

"Um cliente que presta serviços estéticos, cnae 96.02-5/02 e que irá abrir empresa pelo MEI, irá utilizar aparelhos estéticos como Digion, Ultra-som, Manthus (nenhum invasivo). Gostaria de saber se a esteticista utilizando-se desses aparelhos não invasivos pode abrir a empresa optante pelo MEI? E se é necessário supervisão de um fisioterapeuta?"

Seu cliente é Tecnólogo em Estética ou Técnico em Estática?

A primeira ele faz um curso superior e o segundo um curso de nível técnico.

A profissão acima ainda não é regulamentada e salvo se a atividade se resuma em Estética Fisioterápica (pois tenho uma cliente que exerce esta) aí sim trata-se de algo cuja competência técnico profissional cabe ao Fisioterapeuta.

Quanto ao MEI, o legal é sempre explicar ao empresário as fundamentações e o objetivo deste, e isso a gente consegue levantando as metas do cliente, entendendo o mercado que ele pretende enfim, daí partimos para o importante planejamento tributário e vamos ajudando na tomada de decisões.

Ficar atento ao faturamento é importante, pois trata-se de uma regra básica, mas o mais importante mesmo é conhecer a atividade a fundo para usar a contabilidade como ferramenta gerencial e encantar os empresários com nossa fantática ciência contábil rs.

Grande abraço

Cris

Paula Souza Castilho

Paula Souza Castilho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 11:24

Olá Cris, bom dia!

Então, a cliente é técnica em estética e até o momento as únicas atividades exercidas por ela tem sido massagem redutora, massagem relaxante, drenagem linfática, limpeza de pele. Mas agora ela quer comprar aparelhos para fins estéticos mesmo, ultra-som, digion, cel Lyse (com finalidade de redução de gordura localizada e celulite), pretendendo vender também alguns produtos de beleza, e quer tudo legalizado, com emissão de notas fiscais.

A nova dúvida é quanto ao endereço do estabelecimento, pois até então ela apenas vai na casa das clientes, mas com a compra desses aparelhos, talvez seja difícil o transporte e ela pensava em atender na casa dela, mas não sei se isso pode... vc poderia me ajudar?

Quanto ao MEI, de fato tem algumas desvantagens e acredito que melhor opção seja mesmo o Simples Nacional. ..

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 11:47

Bom dia Paula, legal que a empresária entende a necessidade de formalizar seu empreendimento e agir sempre conforme tuas orientações.

Quanto ao endereço pode sim ser o da residência de sua cliente sem problema algum.

Tenho no escritório empresarios nesta condição de MEI, e todos estão registrados nos endereços de casa pois as atividades são: eletricistas, massoterapeuta, pintor, etc.

A minha cliente massoterapeuta executa alguns serviços na modalidade delivery (onde ele utiliza o carro para transportar maca, cadeira de quick massage, etc.) e mesmo assim o endereço fiscal é o de sua residência.

No dia que ele possuir um espaço comercial vc altera o endereço e tudo certinho.

Se precisar de alguma coisa é só chamar ok.
Agora vou dar uma saidinha pois estou dando baixa em um MEI rs

Paula Souza Castilho

Paula Souza Castilho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 13:23

Olá Cris!!

Ah que legal, ela estava preocupada quanto não ser liberado por ser na residência dela e como eu não entendo muito dessa área, pois só faço a parte fiscal, fiquei devendo uma ajuda a ela.

A princípio ela queria o MEI, pois comentei o valor do imposto e tb pela facilidade de abrir a empresa, mas depois de pesquisar mais, levantei as desvantagens do MEI e acredito que seja melhor o Simples Nacional, vou juntar todas as informações e conversar com ela.

Obrigada mais uma vez!!! = )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.