Alvaro Bagazza
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoPrezados Colegas,
Sou sócio proprietario de uma empresa que já não faz comércio há uns 4 anos. Meu socio sempre declarou a mesma como inativa na receita desde entao.
Ano passado pedi a um contador para providenciar a baixa na junta comercial aqui de Minas e na receita, ele fez o distrato, assinamos e reconhecemos em cartorio. Ele entao me disse que precisava apenas pedir algumas cnds na prefeitura, inss, e que ja providenciara a baixa na junta comercial aqui de minas. mas quanto a receita ele ainda está demorando a me dar resultado. Segundo ele, nem entrou com os papeis ainda na Receita.
Porem, acabei deixando de cobrar o assunto e agora fui nomeado em um concurso publico federal, o qual impede aos funcionarios tenham participaçao em empresas.
Tenho as seguintes duvidas:
1 - O processo estando OK na Junta comercial ou até mesmo o distrato já configura que não sou mais sócio (não pretendo mesmo ter mais a firma e quero a baixa)?
2 - Ele demora demais a me dar uma posiçao e tenho que tomar posse em 15 dias, seria viavel trocar de contador ou "apertá-lo" para encerrar o processo das cnds e da receita nestes 15 dias?
3 - mudar minha situaçao, mesmo após o distrato, para quotista e nao proprietario?
Desde já agradeço a atençào de todos e aproveito para elogiar a iniciativa deste forum sobre um assunto tão importante quanto é a contabilidade.