x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 25.370

Abertura Clínica Médica

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:34

Boa tarde Srs.

Estamos fazendo abertura de uma Clínica Médica,com diversas especialidades.
Gostaria de saber quais os procedimentos,se seguem os mesmos de todas empresas ou haveria alguma peculiaridade.
O contrato Social pode ser registrado na Junta Comercial ou precisa de algum registro CRM?
Outra coisa...quais as licenças obrigatórias a serem adquiridas pela Clínica?

PS:CLINICA SITUADA EM SÃO PAULO-CAPITAL

Desde já agradeço a atenção.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 15:27

Danilo
Boa tarde

Clinicas médicas tem que ter o registro no CRM, leve o Contrato Social para registro no Conselho Regional de Medicina, após registrar de entrada no pedido do CNPJ e Prefeitura.
Também precisa da licença da vigilância sanitária.
Atente para o DMED, declaração anual a ser transmitida anualmente pelas clinicas médicas informando o nome,CPF e valor cobrado dos pacientes.

abraço

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 15:37

Boa tarde Sr. Osmar,

Estive verificando os valores para tais registros no CRM e são valores absurdos,não sei se são os corretos.

Quanto as licenças,ok.

Vou explicar-lhe melhor o que farão os médicos:São 04 médicos que formarão esta clínica,sendo que eles nem vão atender os pacientes no local,servirá apenas de um estabelecimento fixo,mais eles prestarão serviços em diversos hospitais,na qual estes ordenam que eles sejam PJ e emitam nota fiscal para tais hospitais,entendeu?Não sei se fui claro,mais em tese é isso.

Se puder ajudar,agradeço.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 15:56

Danilo

Eles vão ter que constitui uma empresa, pois o hospital vai exigir deles a Nota de Prestação de Serviços, os valores de registro e as anuidades são caras mesmo, sem contar que eles pagarão a anuidade para o CRM deles como médicos e da empresa.

abraço

FRANK NUNES LIMA

Frank Nunes Lima

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 11:55

Bom dia amigos!

Tenho a mesma dúvida em relação a constituição de empresa de serviços médicos.

O contrato social pode ser registrado na Junta Comercial ou no Cartório?

Hoje liguei no cartório de registro e me informaram que o registro do contrato social deve ser efetuado no cartório por se tratar de "prestação de serviço intelectual"...

Liguei no CENOFISCO e me informararam que pode ser registrado tanto no cartório como na Junta Comercial...

O CREMESP (Conselho Regional de Medicina) me falou que registra tanto empresas com contrato social registrado na Junta Comercial ou no cartório (mesma resposta do CENOFISCO).

Cheguei a conclusão de que o cartório quer faturar... Todos sabemos que o custo de registro no cartório é bem superior ao da Junta Comercial...

Alguém pode me ajudar a esclarecer esta dúvida?

Abs,

Frank Nunes

Frank Nunes Lima
"O mais sábio não é aquele que guarda os seus conhecimentos e sim aquele que compartilha".
Tulio Cussioli

Tulio Cussioli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:57

Pessoal, boa tarde.
Sobre esta questão da abertura de Clínica Médica, estou com uma dúvida quanto ao CNAE.
Pesquisei, e cheguei a 2 CNAEs:

8630-5/03 CLÍNICA MÉDICA RESTRITA A CONSULTAS.
8630-5/01 CLÍNICA MÉDICA COM RECURSOS PARA A REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS.

No início, será somente consulta. Porém, ele quer deixar preparado caso faça também algum procedimento médico.

Alguém sabe se há algum tipo de impedimento uma clínica possuir estes 2 CNAEs, se eles são redundantes, ou coisa do tipo?

No registro no CRM, será que muda alguma coisa, caso a clínica tenha estes 2 CNAEs ?

Obrigado a todos pela ajuda.

Abr

Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 22:09

Olá Tulio.

A clínica poderá utilizar mais de um cnae, no entanto, no contrato social deverá conter claramente as atividades que serão desenvolvidas.

Quando estiver preenchendo o cadastro na Junta Comercial (cadweb) ou o CNPJ na parte de CNAE escolha a "atividade principal" obviamente, e as que esporadicamente forem executadas, coloque como "atividade secundária".

Espero ter ajudado.

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 14:21

Boa Tarde
Preciso constituir uma empresa e vou participar de licitacoes para prestar servicos de clinico geral para a prefeitura.Qual e o procedimento?
Tenho que ter sede propria? Pois nao irei atender particular, somente para a Prefeitura. Por favor preciso de orientacoes quanto ao procedimento de abertura da empresa.

Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 15:08

Lucifatima

Você deve decidir se criará uma sociedade atuando com outro sócio ou se vai prestar seus serviços de forma individual.

Se for de forma individual, poderá fazer com as seguintes opções: como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli ou como Empresário Individual.

Quanto a sede, você poderá escolher o de sua própria residência, somente para fins de correspondência, mas tem que deixar claro que a forma de atendimento será exclusivamente em local fora de seu endereço.

Para abrir a empresa, você poderá efetuar o seu registro na Junta Comercial .
Para ter uma maior esclarecimento, desenvolvemos um passo-a-passo para abertura de empresas, veja neste link ABERTURA

Não se esqueça que, no seu caso, como vais prestar serviços médicos, deverá efetuar o registro no Conselho Regional de Medicina de sua Cidade.

Então, antes sair elaborando contrato social ou efetuar o registro na Junta Comercial, é melhor se informar das exigências no Conselho Regional.

E por fim, recomendamos solicitar a ajuda especializada de um contabilista ou escritório de contabilidade, pois você vai precisar de um.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 15:53

Lucifatima

Pela pesquisa efetuada no sistema CNAE Fiscal 2.1, não encontramos um código específico para clínico geral, o que se encaixa em suas atividades seria o 8690-9/99 - OUTRAS ATIVIDADES DE ATENÇÃO À SAÚDE HUMANA NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE.

Segue o link para você checar os detalhes CNAE Saude Humana

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.