x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.952

Abertura de Filial!

Bruno Santos Mendonça

Bruno Santos Mendonça

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 15:33

Olá, presto serviço de contabilidade para uma empresa que adquire mármores e granito em forma bruta, as transforma, e as vende no atacado e no varejo, esse meu cliente quer abrir um show room de seus produtos num ponto diferente da cidade para mostrar o seu trabalho, e por consequência, vender mais, mas estou em dúvida, pois uns dizem que devo abrir uma filial já que fará parte da loja, já outros dizem que devo abrir uma nova empresa, pois o objetivo mudaria, mas quando indaguei isso, me foi dito que não mudaria o objetivo, já que que a matriz vende também. Alguém poderia me ajudar por favor? Obrigadoo.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 17:55

Bruno
Boa tarde


Vc pode abrir uma filial da empresa com o objetivo de showroom, segue mais informações sobre essa atividade divulgadas no site Empresário OnLine

A matriz realizou a abertura de uma filial com atividade de ponto de exposição (show room). como o envio de mercadoria pela matriz poderá ser realizado? haverá tributação?

Tendo em vista que a empresa remeterá mercadorias para um espaço próprio (de sua propriedade), com a finalidade de exposição ao público em geral, para quem sabe adquirir futuros compradores ou apenas demonstrar suas inovações, sem que ocorra sua comercialização, tal espaço de exposição é denominado “show room”. Desse modo, conforme o disposto no art. 19, § 1º do RICMS/00, o “show room”, deverá ter Inscrição Estadual autônoma, como uma filial, com a finalidade apenas de exposição.

Isto posto, na remessa da mercadoria para o show room, deverá ser emitida Nota Fiscal, com os seguintes requisitos:

a. natureza de operação “Remessa para Show Room”
b. CFOP : 5.949 ou 6.949
c. com destaque do imposto

A principal característica da filial (Show Room) é de expor as mercadorias, não praticando vendas, ou seja é apenas um ponto de exposição, sendo assim, no retorno da mercadoria para o estabelecimento matriz deverá emitir nota fiscal com as mesmas caraterísticas mencionadas acima, todavia no campo “natureza da operação” do documento fiscal, sugerimos que mencione: devolução de mercadoria enviada para Show Room, e no campo de “informações complementares” indicar o nº e data da nota fiscal que acobertou a remessa para Show Room.

FONTE: Consultoria CENOFISCO



Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.