Renata Smithy
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde,
Tendo uma matriz consituída com dois sócios, vou abrir uma filial com entrada de novo sócio, posso colocar esse novo sócio apenas com participação na filial?
Grata,
respostas 5
acessos 24.744
Renata Smithy
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde,
Tendo uma matriz consituída com dois sócios, vou abrir uma filial com entrada de novo sócio, posso colocar esse novo sócio apenas com participação na filial?
Grata,
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Renata,
A participação a que se refere seria em relação ao capital da sociedade?
Caso sim, não, não poderia.
Quando se cria um estabelecimento Filial e se atribui a ela capital, este é destacado do da matriz, ou seja, o valor do capital da sociedade é um só, indiferente a quantidade de filiais que tenha ou venha a ter, portanto, não pode ser tratado como se "independente" fosse.
Se a referência da tua dúvida não era em relação ao capital, poste de novo.
No aguardo,
Recomendações
Renata Smithy
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeSim essa era a dúvida, muito obrigada pelo ótimo esclarecimento Jacyara.
Sergio Ivan Moreira
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Senhores,
Em adendo a esta dúvida, no caso de entrada de novo sócio, integralizando o capital na matriz, mas os lucros ao novo sócio seriam distribuídos apenas do resultado da filial, assim como o responsabilizariam apenas pelos prejuízos da filial, não recebendo aquele sócio nenhum lucro da matriz, assim como não seria responsabilizado por eventuais prejuízos relativos à matriz. Isto é válido? Teria como registrar uma alteração neste sentido sem incorrer em irregularidade contratual?
Desde já agradeço.
Sérgio Moreira
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Sérgio,
Veja as orientações do DNRC sobre o teor dos Contratos - especialmente a letra "e":
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Sérgio,
Eu quis dizer, letra "f".
À propósito, esqueci de falar da outra possibilidade de arquivamento na JComercial que existe:
Elabore um Documento - tipo "Acordo entre as Partes" - em 03 vias(originais), com uma redação bem clara sobre o que quer estabelecer, com informações do nome empresarial, NIRE, CNPJ, assinatura de todos os sócios, c/firma reconhecida e arquive como "Documentos de Interesse da Empresa"
Antes de arquivar na JComercial, registre o tal documento no Cartório.
Mais seguro e formal, acho que não tem como - nem tampouco a JComercial poderá "dar pitaco" sobre.
Recomendações.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade