x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.611

empresario individual x uniao estavel

Cristiane Holanda

Cristiane Holanda

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 22:10

ola, tenho uma duvida sobre um caso: um casal de uniao estavel ha 10 anos com 2 filhos, ele é empresario individual, ela autonoma sem declaração de renda, gostaria de saber se caso ele sofra processo por divida da empresa ela tem que pagar a divida tambem, se tera que vender algum bem seu (casa, carro, joias)para ajudar a quitar a divida sendo que a renda deles é separada???
desde ja obrigada,
Cristiane

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 09:34

Cristiane
Bom dia


Como empresario individual, de acordo com a lei de falência (Lei n.º 11.101/2005) sua responsabilidade não restringe ao capital social, o empresário individual não possui personalidade jurídica e responde por todo o seu patrimonio.

Diferente da empresa (sociedade) em que a responsabilidade fica restrita ao capital social da empresa.

Considerando que o mesmo possui uma união estavel os bens comuns que o casal tenham adquirido podem fazer parte do processo judicial, achei uma materia no site JurisWay que pode te esclarecer mais sobre o asunto e na duvida sugiro que vc consulte um advogado.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.