Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 15.100

CNAE e discriminação de serviços

Danilo Macedo Marques

Danilo Macedo Marques

Bronze DIVISÃO 3, Editor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 10:29

Boa noite, sou MEI (microempreendedor individual) e minha atividade é Cnae: 58.11-5-00 - edição de livros.

Meu trabalho é prestação de serviços em ilustração, diagramação, design e confecção de capas, revisão, enfim tudo o que engloba a confecção de um livro... tem clientes que me dão o texto e eu faço tudo, desde o layout até a entrega do arquivo fechado para a grafica, mas tem outros clientes que me pedem apenas a ilustração, ou apenas a capa. Expliquei isso à prefeitura quando fui fazer o iss para obter nota fiscal eletronica e eles entenderam, mas meus colegas de profissão dizem que posso ter problemas, que se eu fizer um livro desde a capa até a ilustração, diagramação e etc, ok, editei um livro, mas se eu fizer apenas um trabalho de ilustração de um determinado livro e colocar na discriminação da nora "15 ilustrações coloridas do livros tal e tal" posso ter problemas com a atividade CNAE.
Isso é verdade?

A wikipedia diz que edição engloba cada parte do trabalho, desde revisão de texto, diagramação, imagens e etc... mas queria que me ajudassem na minha duvida.

Oobrigado.

A outra pergunta é: Estão me pedindo trabalhos para jornal, e infelizmente não coloquei a atividade de editor de jornal como atividade secundária, deveria ter colocado, como faço agora para alterar e colocar mais uma atividade secundária?

Danilo Marques
https://www.danilomarques.com.br
11 94622283
11 2381-7325
Giovani dos Reis Souza

Giovani dos Reis Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:18

Danilo Boa Tarde.

Referente a sua duvida sobre o CNAE 5811-5/00
Esta subclasse compreende:

- a edição de livros (literários, didáticos, infantis), dicionários, atlas, enciclopédias, etc., na forma impressa, eletrônica (CDs) e na internet
- a aquisição de direitos autorais para a edição e disseminação de livros


Esta subclasse compreende também:

- a gestão de direitos autorais de obras literárias


Esta subclasse não compreende:

- a impressão de livros sob contrato (1811-3/02)
- a edição de jornais (5812-3/00)
- a edição de revistas (5813-1/00)
- a edição de material publicitário (5819-1/00)
- a edição integrada à impressão de livros (5821-2/00)
- as atividades de escritores de todos os tipos de assuntos, inclusive técnicos (9002-7/01)

Espero que tenha ajudado quanto a duvida do CNAE

Agora referente a sua outra duvida voce teria que fazer uma alteração contratual incluindo o novo CNAE que seria o
(5812-3/00)a edição de jornais, para isso teria que ser feita a alteração junto a jucesp apos a receita federal via FCPJ e enviado vi receita net e apos a inclução da atividade na prefeitura.

Espero ter ajudado duvidas estamos a disposição

e-mail @Oculto
Oculto


Giovani Souza
Assistente de Escrita Fiscal
Departamento Contabil
Contato. (11) 95709-5708 (oi)
Danilo Macedo Marques

Danilo Macedo Marques

Bronze DIVISÃO 3, Editor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:23

Giovani ajudou sim..
obrigado

Me dá mais uma rientação, por favor?

As etapas de uma edição de livro: layout, ilustrações, design de capa, ilustrações de miolo, diagramação, etc podem ser discriminadas em minha nota fiscal?
Assim: se eu prestar o serviço apenas de ilustração, e discriminar ilustração do livro as aventuras de fulano, por exemplo, estou fazendo errado?

obrigado.

Danilo Marques
https://www.danilomarques.com.br
11 94622283
11 2381-7325

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.