x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 6.955

Distribuição de Lucros

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 maio 2011 | 16:30

Alessandro,

A cláusula de participação de cada sócio nos lucros e nas perdas, é elencada como obrigatória no Contrato de Constituição, mas, o que se estabelece em seu teor deve refletir a vontade das partes envolvidas (sócios), portanto, coloque no teor da tal cláusula, de forma clara o que eles querem que seja estabelecido, sem se preocupar com modelos, mesmo por que, trata-se de algo não muito comum de se ver. O mais usual é estabelecer uma relação entre o número de cotas/participação nos lucros - ou nas perdas.

No modelo disponibilizado pelo DNRC a cláusula é assim:

Ao término da cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados. (art. 1.065, CC/2002)


Adaptando ao que quer dispor, sugiro:

Ao término da cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo ao sócio Fulano de Tal, 90% (hipoteticamente) e ao sócio Sicrano de Tal 5% de participação nos lucros ou perdas apurados.


É uma sugestão.

Recomendações

Alessandro de Oliveira

Alessandro de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 12 anos Sexta-Feira | 20 maio 2011 | 16:47

Jacyara Alves da Silva
Obrigado pela atenção, estamos fazendo um estudo a respeito do caso e toda a sugestão e valida, mesmo que como você falo "não se trata de algo comum de se ver".


att

Alessandro de Oliveira
E-mail: [email protected]
Twitter: @alessandro19
Facebook: Alessandro de Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.