x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 11.780

Local para CNPJ inativo

DONATO BASTOS DOS SANTOS

Donato Bastos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 23:22

Bom dia!

Tenho um CNPJ de uma pizzaria, que esta fechada há um mes.
Fui aconselhado pelo meu contador a encerrar, no entanto gostaria de continuar com ele, pq daqui um ano pretendo voltar ao ramo.
Como faço para deixar a minha empresa inativa ou suspensa durante esse periodo, uma vez q ela nao pode mais ficar no endereço q estava, e nao pode ser transferido para meu endereço residencial ?

Obrigado

Leonardo Mz

Leonardo Mz

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 08:05

Prezado Donato, a questão não está no CNPJ e sim na Inscrição Estadual, atualmente não é possivel haver mais de uma inscrição para o mesmo endereço, caso outra empresa entre com o endereço sua inscrição sera SUSPENSA, aconselho que baixe sua inscrição somente no estado, converse com o responsavel por baixas de IE do POSTO FISCAL de sua cidade ou diretamente com o Chefe, se poderá fazer declaração para aproveitamento do CNPJ nada melhor que o dialogo, afinal estes funcionarios estão para nos auxilar quando preciso também.

Atenciosamente,
Leonardo.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 16:09

Donato,

Existe um tipo de arquivamento nas JComerciais que acho muito apropriado p/seu caso: é a "Comunicação de Paralização Temporária de Atividades" - o modelo da comunicação está disponibilizado no site do DNRC - Serviços do CCivil - na última posição da tela.

Siga o modelo, imprima em 03 vias originais (assinadas pelo titular) + Requerimento (capa) + Taxa da JComercial.

Vc vai ver que o tempo de vigência da paralização é por vc estabelecido e informado no teor da comunicação - falou em 01 ano; depois de arquivado na JComercial, deverá também ser levado p/os outros órgãos - RFB, SEFAZ/Prefeitura.

Durante o tempo que durar a paralização, nenhum tipo de imposto/taxa/obrigação/qualquer ônus, enfim, incidirá sobre a empresa, uma vez que paralizada.

Informe-se sobre a taxa da JComercial e, mãos à obra!

À propósito, o fato de estabelecer a paralização pelo período de 01 ano, não significa, necessariamente, que não poderá retornar às atividades antes disso; basta arquivar na JComercial uma "Comunicação de Funcionamento" que cessará os efeitos da anteriormente arquivada. Se, ao contrário, resolver estender o prazo, deverá repetir o arquivamento da paralização - pelo prazo que lhe convier.

Recomendações

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2 , Relações Públicas
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 01:11

senhor donato desconheço a possibilidade mesmo do chefe do posto fiscal , intervir em uma nóva empresa no enderêço quê consta a sua.,
seu contador sabê exatamente qual o procedimento a ser adotado em
manter sua empresa ativa mesmo quê o senhor não esteja com o estabelecimento em funcionamento, será quê ele esqueceu o quê significa declarações de inatividades, rais sem movimento, gfip etc...

caso contrário aconselho o senhor procurar um contador de verdade

sucesso

Henrique Marcelo de Sousa Teodoro

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 09:16

Olá. Bom dia.

Quanto a essa "Comunicação de Paralização Temporária de Atividades", pelo que entendi ela é valida somente para estabelecimentos comerciais. Existe algo equivalente para empresas de prestação de serviços?

Tenho um empresa de consultoria em tecnologia da informação, inativa desde 2006, para a qual venho pagando vários impostos apesar de não faturar nada há anos. Já pensei em encerrá-la várias vezes, mas se houver uma opção de mantê-la em suspenso seria muito melhor.

Grato,

Henrique

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 11:14

Henrique Marcelo De Sousa Teodoro

só fazendo um levantamento perante os orgãos competentes para

posteriormente você analizar se realmente vai querer manter a ""

empresa aberta.

agóra pagar impostos de uma empresa sem movimento estranho""

@Oculto

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 14:58

Donato Bastos dos Santos

por estê motivo você precisa decidir se vai permanecer com a empresa

ativa ou encerrar as atividades " mesmo não tendo "

quanto aos sindicatos existe a necessidade de informar quê a empresa

está inativa., pois isso géra dividas e o sindicato pode vir a cobrar por

meios judiciais.

me envia por o email o nº do cnpj.: para quê eu faça uma consulta da

situação de sua empresa.

boa tarde

marcelo

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 09:45

Marcelo Oliveira Mendes

O senhor tem razão na questão do pagamentos de impostos de uma empresa sem movimento. Eu é que estava enganado, me parece.

Olhei os pagamentos realizados pela minha empresa no último ano (o escritório de contabilidade é quem paga, somente me mandando o total para cobrança) e vi que na verdade são taxas sobre declarações obrigatórias, eu acho.

Os pagamentos foram relativos a DCTF (todo trimestre), DACON (todo semestre) e RAIS e Livros Diário e Geral (uma vez por ano).

Quando fiz as contas, vi que o maior montante que me gera custo no ano é a taxa de firma inativa cobrada pelo escritório de contabilidade. Então acho que nem adianta buscar por essa "Comunicação de Paralização Temporária de Atividades". Provavelmente vou fechar mesmo a empresa.

Tem alguma ideia de qual o custo para fechar uma empresa, mais ou menos (considerando que a mesma não tenha débitos pendentes)?

Grato,
Henrique

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 10:08

Henrique Marcelo De Sousa Teodoro

muito estranho o escritório de contabilidade cobrar do senhor serviços referêntes a obrigações contabeis em geral e a sua empresa está inativa , tem algo muito errado ai pois uma empresa mesmo sem movimento, mas entregando suas declarações de inatividade " sem movimento" éra para seu cnpj esta ativo.

dctf , dacon , rais , gfip, e imposto de renda tudo tem recibo de entrega aconselho o senhor ir até estê escritório e solicitar os comprovantes de entrega destes documentos., pois não é justo o senhor pagar por um trabalho quê não foi executado.

em relação ao custo de uma baixa de empresa nenhum contador vai dar um orçamento sem antes verificar qual é a situação da empresa perante os orgãos públicos.

porém até faço um levantamento prévio para o senhor sem problema

me envia o nº do cnpj por email : @Oculto

tenha um bom dia

marcelo

LEONARDO AUGUSTO RIBEIRO MARINHO

Leonardo Augusto Ribeiro Marinho

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 10:59

Jacyara Alves da Silva, lí sua explicação ao Sr. Donato, quanto à deixar uma empresa inativa, esclarecimentos maravilhosos, muito claro e útil, diga-se de passagem.
Gostaria de saber se eu posso fazer o mesmo para uma filial? Pois tenho que deixar uma filial inativa, esta é minha dúvida.
Pode me orientar?
Obrigado.

Leonardo Marinho
Assessor Jurídico
Eduardo Soares de Godoy

Eduardo Soares de Godoy

Iniciante DIVISÃO 2 , Mecânico Manutenção
há 12 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 21:28

Boa noite;

para com as atividades da minha empresa (uma transportadora) a 02 meses, estava pensando em fechar a empresa, porém como pretendo abrir uma outra empresa num futuro próximo, pensei em deixar o CNPJ da empresa inativo, só que a contabilidade esta me cobrando uma "taxa de manutenção" de 100,00/mês para manutenção da empresa inativa, isto é certo? me cobrar taxa de manutenção de empresa inativa?

Eduardo.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 22:47

Eduardo Soares de Godoy

Não é porque a empresa está inativa que ela deixa de existir, o escritório terá de informar todas declarações sem movimento para os órgãos todo mês e isso gerará demanda de tempo para fazer tal coisa.

Só deixa de entregar as obrigações fiscais quando a empresa é fechada (baixada) por meio de processo na Junta e na RFB e demais órgãos.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade