x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 51.527

Micro Empresa precisa de contador?

VALMIR APARECIDO DA SILVA

Valmir Aparecido da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 11:35

vinicius, bom dia...


independente do tamanho , toda empresa deve escrituração contabil...

a micro empresa do simples pode simplificar o plano de contas contabil e a sua escrituração contabil... mas nao pode deixar de te-los...

existem leis e normas dispondo sobre isso, incluisive as leis que tratam do simples. Lei Complementar 123/2006,Resolução CGSN 28/2008 , Resolução CFC 1.115/2007, e tambem o codigo civil.

pra vc fazer a sua própria contabilidae vc precisa ser registrado no crc, e para isso atualmente alem de ter o bacharelado em contabilidade, istp é fazer a faculdade de contabilidade , vai ter tambem que fazer a prova de suficiencia do crc... como vc vai fazer sua propria contabilidade e assinar o balanço sem ter registro no CRC?


abrçcs.. espero ter ajudado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:13


Complementando o código civil só dispensa fomalmente a escrituração contabil das MEI - Microempreendedor Individual, embora o portal do empreendedor ressalta sobre a necessidade de fazer a contabilidade para gerenciar a atividade.

MEI - PRECISO TER CONTABILIDADE?
A contabilidade formal como livro diário e razão está dispensada. Não é preciso também ter livro caixa. Contudo, o EI deve zelar pela sua atividade e manter um mínimo de organização em relação ao que compra, ao que vende e quanto está ganhando. Essa organização permite gerenciar melhor o negócio e a própria vida, além de ser importante para crescer e se desenvolver. O empreendedor deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Deverá manter em seu poder, da mesma forma, as notas fiscais de compras e vendas de produtos e de serviços.



As demais sociedades são "dispensadas" pela legislação tributária em que a casos em que são aceitos em fiscalização o livro caixa, no entanto o contador deve seguir as normas contabeis, o codigo civil e fazer a escrituração.



Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.