Regiane Voullieme
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Gostaria de saber se uma pessoa que tem 50% do capital de uma empresa enquadrada no simples nacional pode abrir uma outra com a mesma participação e enquadrá-la tb no SN????
respostas 13
acessos 2.557
Regiane Voullieme
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Gostaria de saber se uma pessoa que tem 50% do capital de uma empresa enquadrada no simples nacional pode abrir uma outra com a mesma participação e enquadrá-la tb no SN????
Alcindo Manias Filho
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) ContabilidadeBoa tarde pessoal!
Gostaria de pedir ajuda em uma questão que tem me tirado o sono, rsrsrs...
Peguei uma empresa que foi aberta em maio 2010 por um contador que recebeu as mensalidades de maio até o 13º mas não cumpriu todo processo de abertura desta empresa.
Em decorrência disso a cliente teve a IE suspensa por falta de entrega das GIAS, uma vez que ele não cadastrou a empresa no Simples Nacional.
Minha pergunta é:
Considerando a legislação do Simples abaixo:
I - a ME ou a EPP, após efetuar a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como obter a sua inscrição estadual e municipal, caso exigíveis, terá o prazo de até 10 (dez) dias, contados do último deferimento de inscrição, para efetuar a opção pelo Simples Nacional;
A empresa teve o CNPJ expedido em 05/2010 mas não foi feito o registro na PMSP, ou seja, não foi feita a última inscrição (municipal).
Posso solicitar a inclusão no Simples, considerando como data da última inscrição a municipal que ainda será solicitada?
Por favor quem tiver algum conhecimento a respeito disso me ajude.
Um abraço!
Dinho Maniasi
Franco Terranova
Iniciante DIVISÃO 1 , Designer GráficoGostaria de abrir um escritório de design gráfico e não consegui achar uma maneira de me encaixar no simples nacional.
Um Ab.
Osmar Luis Cornachione
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAlcindo
Infelizmente vc só poderá solicitar a inclusão no Simples Nacional a partir do próximo exercicio, ou seja em 2012.
Enquanto isso vc terá que entregar as GIAS e optar pelo pagamento do IR pelo Lucro Presumido ou Lucro Real.
abraço
Alcindo Manias Filho
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) ContabilidadeOsmar, boa noite e obrigado pela resposta.
Deixa eu insistir no assunto, não conta o prazo pra inscrição a partir da última inscrição?
Então não seria a partir da inscrição no CCM que ainda não foi feito?
A empresa não teve nenhuma movimentação em 2010 porque não foi concluida a abertura, ou seja não foi inscrita na PMSP.
O que vc acha?
Jadir Murara Machado Lopes
Prata DIVISÃO 4 , Analista AdministrativoOlá Regiane, o sócio pode participar de varias empresas no simples, desde que o faturamento bruto total de todas elas não ultrapasse o limite de R$ 2.400.000,00
Katia Barbosa Saraiva
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia a todos
Alcindo, estou com uma situação parecida com a sua mas no meu caso o CNPJ e a inscrição estadual foram deferidos apenas em março de 2011, com data retroativa a fevereiro de 2010, que foi a data da constituição na JUCESP, tentei fazer a opção pelo SIMPLES NACIONAL, porem o sistema indefiriu informando que apenas seria possivel em 2012, estou procurando meios de solicitar o enquadramento por oficio mediante requerimento a Receita Federal, se tiver algo que possa ajudar neste, caso por favor queira compartilhar.
Bom feriado a todos.
Regiane Voullieme
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Jadir, muito obrigada pela resposta. Bom dia.
Regiane Voullieme
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Alcino, não pode esquecer que a empresa tem que estar aberta tb no prazo de 180 dias, senão somente no outro ano poderá ser enquadrada no simples.
Iury Sostenes de Brito
Bronze DIVISÃO 5 , Assessor(a) AdministrativoOla, estou com uma duvida, estou constituindo uma empresa pra ser simples nacional, mas os socios ten outras empresas que nao sao simples, gostaria de saber se interfere ?
as outras empresas nao atingem o R$ 2.400.000,00.
sera que interfere em algo ?
Marcelo Oliveira Mendes
Ouro DIVISÃO 2 , Relações PúblicasRegiane Voullieme
o sócio pode ter nssssss empresas desde quê não ultrapasse o limite de
240.000,00 r$ duzentos e quarenta mil mensais.
pode constituir trânquila a empresa do seu cliente
sucesso
Jadir Murara Machado Lopes
Prata DIVISÃO 4 , Analista AdministrativoOlá Iury, abaixo pergunta e resposta da Receita Federal.
2.16. SÓCIO DE UMA ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL PODE SER SÓCIO DE OUTRA ME OU EPP NÃO OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL?
Depende da receita bruta global das duas empresas, bem como da participação societária dos sócios. A pessoa jurídica cujo titular ou sócio participe com mais de 10% do capital de outra empresa não optante pelo Simples Nacional (e não beneficiada pela LC 123, de 2006) não poderá optar pelo Simples Nacional se a receita bruta global ultrapassar o limite de R$ 2.400.000,00.
Exemplo 1: Paula possui 25% das cotas da empresa Paula & Carolina EPP Ltda cujo faturamento no ano-calendário de 2007 foi de R$ 2.200.000,00. Essa empresária decide entrar de sócia na empresa XYZ S.A., cujo faturamento no ano-calendário de 2007 foi de R$ 10 milhões. Ela adquiriu 1% dessa sociedade anônima. Como a participação em XYZ é menor do que 10%, mesmo com a receita bruta global ultrapassando o limite de R$ 2.400.000,00, a empresa Paula & Carolina EPP Ltda pode permanecer no Simples Nacional.
Exemplo 2: Paula possui 25% das cotas da empresa Paula & Carolina EPP Ltda cujo faturamento no ano-calendário de 2007 foi de R$ 2.200.000,00. Essa empresária decide entrar de sócia na empresa WWW S.A., cujo faturamento no ano-calendário de 2007 foi de R$ 10 milhões. Ela adquiriu 20% dessa sociedade anônima. Como a participação em XYZ é maior do que 10% e a receita bruta global ultrapassa o limite de R$ 2.400.000,00, a empresa Paula & Carolina EPP Ltda não pode permanecer no Simples Nacional.
Marcelo Oliveira Mendes
Ouro DIVISÃO 2 , Relações PúblicasAlcindo Manias Filho
tenho um caso parecido em jundiai, porem o erro foi da prefeitura
daquele municipio, no caso do meu cliente estamos recolhendo os
tributos pelo simples., no seu caso uma vez quê o senhor pagou... o
contador tem a total responsabilidade em estar resolvendo esta questão
para você
enquanto isso faça um levantamento total no estado, receita federal
e faça a inscrição na prefeitura.
para posteriormente optar pelo regime do simples nacional
bom dia
Iury Sostenes de Brito
Bronze DIVISÃO 5 , Assessor(a) AdministrativoObrigado Jadir,
ja tinha ate visto essa resposta, mas um amigo meu que tbm trabalha com constituição disse que nao poderia, pois sao dois socios, eles sao socios em uma empresa que nao e simples, e agora estao abrindo uma pra ser simples, mesmo que nao atingisse o valor anual aceito pelo simples.
fiquei com algumas duvidas, mas tudo bem, muito obrigado.
agradeço
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade