x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 29.542

Pr Presidente de igreja pode MEI

EDILSON

Edilson

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Divisões Públicas
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 14:07


Li no portal do empreendedor
No momento da formalização o EI não pode ser titular, sócio ou administrador de outra empresa, pois isto constitui impedimento para o seu cadastramento.

Minha dúvida: Pastor presidente de igreja evangélica tem o seu CPF atrelado ao CNPJ da igreja, ele pode ser MEI?


BENEDITO APARECIDO LUCAS

Benedito Aparecido Lucas

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 11:48


SR EDILSON

No caso a igreja é considerada sem fins lucrativos, isenta de imposto. A configuração do presidente não irá ser motivo de impedimento pos não ha quotas de participação societaria.
Portanto pode si ser MEI.

MARCIO JOSE DE OLIVEIRA

Marcio Jose de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 13:29

Sr. Edilson,

Gostaria de retificar, com todo respeito, a informação de nosso colega Benedito Aparecido Lucas.
Tenho um caso identico. Um rapaz fez a inscrição junto ao portal do empreendor e foi emitido o certificado e o nº do cnpj. Porem quando acesso o portal do simples nacional para emissão da guia de pagamento do MEI o sistema avisa que o cnpj não é cadastrado como MEI.
Analisando a situação, essa pessoa não tem nenhum impedimento. Mas ele é presidente de uma Igreja evangelica. Quando consultamos a situação fiscal junto a receita federal - consta: Titular de empresa cnpj do MEI. E ainda, responsavel pelo cnpj da igreja.
Creio que o impedimento esta na vinculação do cpf junto ao cnpj da igreja.

Para ilustrar segue link do sebrae-rj, onde a colsultora Gilcea Couto coloca que por ser presidente da igreja seu cpf é vedado ao mei.

http://comunidades.rj.sebrae.com.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=1910

Mesmo com as informações acima, eu tambem tenho essa dúvida, pois não achei nada na legislação para embazar as ponderações aqui colocadas.
Sem mais
Marcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.